Crescendo na Fé

Anunciação do Senhor: um sim pode mudar tudo.

Escrito por Pe. Jonas Luiz de Pádua, C.Ss.R.

25 MAR 2023 - 07H30

shutterstock

Fala, Jovem de Maria!

Que bom chegar até você para dialogarmos sobre um evento extraordinário, que culminará na realização das promessas de Deus para toda a humanidade: que é a Anunciação do Senhor e, posteriormente, o nascimento do Menino Deus, daqui a 9 meses.

Na Solenidade de hoje, da Anunciação do Senhor, celebramos o momento em que o Anjo Gabriel se aproximou de Maria e anunciou que ela seria a Mãe de Jesus. Em um primeiro momento, ela ficou assustada, e perguntou como isso aconteceria, pois não conhecia homem algum.

Então o anjo lhe respondeu que tudo ocorrerá pela ação do Espírito Santo, pois “para Deus nada é impossível” (Lc 1, 37). Em seguida, Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”. E o anjo Gabriel retirou-se.

Neste sentido, frente à mensagem de fé que esse trecho do Evangelho de Lucas nos apresenta (Lc 1,26-38), podemos nos atentar com o “sim” de Maria. Entretanto, anterior ao “sim” dela, aconteceu o “SIM” DE DEUS para toda a humanidade ao nos criar por amor. Esse “SIM” mudou tudo! E poderá continuar mudando, para melhor, quando deixamos o Espírito Santo agir em nós, como fez a Maria.

Adam Jan Figel/ Shutterstock
Adam Jan Figel/ Shutterstock

O “SIM” de Deus, a partir da criação do universo, foi-nos apresentado por meio da palavra “FAÇA-SE”, assim como Maria respondeu ao anjo, após o anúncio. No livro de Gênesis, lemos que Deus disse “faça-se a luz”, “faça-se a terra e o mar”, “faça-se os luzeiros” ... tudo foi se fazendo e, em tudo que fez (criou), Ele viu que era bom. Assim, quando permitimos que Deus continue “fazendo” e “conduzindo” a nossa vida, dizendo “SIM” constantemente para Ele, respondemos com bondade ao seu amor por nós. Isso, SIM, pode mudar todos e tudo!

É o que aconteceu com Maria, por meio de seu “sim” generoso, reconhecendo que “Deus olhou para a humildade de sua serva” (Lc 1,48). O “sim” de Maria foi a resposta de uma experiência anterior do amor de Deus para com ela. A aparição do anjo Gabriel tornou esse sinal visível. Deste modo, quando sentimos tamanho amor de Deus por nós, o nosso “sim” é capaz de mudar/transformar tudo em nós e a nossa volta, pois se tornará uma resposta ao amor de Deus que “me amou”, “me escolheu”, “me mudou”, por primeiro.

Vivendo a vida com entusiasmo, continuemos experimentando a bondade de Deus e estejamos atentos aos Seus sinais, por meio dos acontecimentos visíveis que passamos: a formação e o cultivo de uma boa amizade, a visita para um enfermo, a participação em uma Igreja e pastoral, o relacionamento familiar construtivo, a dedicação aos estudos e etc.

E, assim como o anjo disse para Maria, agora Ele diz para você: não tenhas medo, pois Deus te escolheu desde o batismo, para ser filho(a) d’Ele, e fará de tudo para que perceba Seu amor sem fim. Deixe que o seu “SIM” abra o seu coração para Jesus. Deixe que o seu “SIM” passe por Ele e deixe que o “SIM” de Deus te conduza. Isso mudará tudo, a começar por nós mesmos!

Ah, se preciso for, aproveite este “tempo da gestação” para estar mais próximo de Maria, para que Ela o auxilie nesse processo. E, daqui a 9 meses, professaremos com fé e alegria: hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor!

:: Curtiu o post? Diga Sim e faça parte dos Jovens de Maria. Assim, você colabora com mais de dez obras sociais e recebe presentes exclusivos.

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Jonas Luiz de Pádua, C.Ss.R., em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.