Por Padre Evaldo César Souza, C.Ss.R Em Crescendo na Fé Atualizada em 18 MAR 2019 - 15H48

Apóstolo Mateus: Ousadia em perder tudo para ganhar tudo

saomateus

Olá querido Jovem de Maria, seguidor de Jesus Cristo pelos caminhos da vida, missionário da Igreja, devoto de Nossa Senhora! Estamos a todo vapor no conhecimento da vida dos apóstolos de Jesus, e ao mesmo tempo, vamos traçando nosso perfil apostólico, afinal, em Cristo, somos todos chamados ao seguimento do Evangelho e ao protagonismo evangelizador. Cada apóstolo de Jesus nos deixou uma marca. Somadas, essas caraterísticas têm sido fonte de inspiração para nossa própria decisão vocacional, colocando-nos nos passos de Jesus. É sempre bom recordar, que nós, jovens, fomos animados para a missão durante a Jornada Mundial da Juventude em 2013, e este ano estamos no processo de construção de uma vida missionária concreta e efetiva.

O apóstolo desse mês é Mateus, ou Levi, de acordo com diferentes tradições. O certo é que nos evangelhos, estes dois nomes referem-se ao mesmo personagem, um cobrador de impostos da cidade de Cafarnaum, terra onde Jesus passou parte de sua vida pública. Os estudos bíblicos são unânimes em afirmar que havia certo repúdio popular em relação aos cobradores de impostos. Estes homens, mesmo sendo judeus, trabalhavam para o poder imperial, angariando os impostos da população. Além disso, eles tinham contato com dinheiro imperial, o que fazia deles impuros diante da lei. Resumindo, um cobrador de impostos era “persona non grata” no tempo de Jesus!

:: Reze a oração de São Mateus | São Mateus, ajudai-me seguir Jesus!
:: Santo do Dia | São Mateus, apóstolo e evangelista

Mas é justamente para Mateus (Levi) que Jesus lança seu chamado – “Segue-me” (Mt 9,9). Só isso! Devemos supor que Jesus já conhecia Mateus? Provavelmente, afinal Cafarnaum era um pequeno povoado! Mas teria Jesus já trocado palavras com Mateus, já teria parado para conversar com ele? Sabia dos sentimentos de rejeição que certamente existiam no coração do jovem cobrador de impostos? Perguntas que não têm respostas, apenas suposições. A única coisa certa é que Mateus, depois de ouvir o chamado de Jesus, deixa para trás sua profissão, seu ganha-pão, sua vida – e adere completamente à missão do Mestre.

 

"Mateus larga tudo o que tinha para ser discípulo, seguidor de Jesus"

Mateus larga tudo o que tinha para ser discípulo, seguidor de Jesus. Irá tornar-se eternamente agradecido ao Mestre Jesus por tê-lo libertado do peso do preconceito e da perseguição. Mesmo deixando para trás aquilo que lhe parecia ser importante – sua profissão de cobrador de impostos – Mateus percebe que a felicidade completa dependerá, algumas vezes, de tomar decisão madura, radical e iluminada por Deus. Ele fica feliz, agradecido e terá, como apóstolo, não mais a tarefa de recolher impostos, mas a missão de recolher corações para o seguimento de Jesus.

:: Padre Ferdinando Mancílio fala sobre o apóstolo Mateus - Ouça

A história de Mateus me faz pensar em muitos jovens que têm medo de arriscar, acomodam-se em seus egoísmos e facilidades, preferem a calmaria de uma vida sem graça do que a aventura sem par que vem quando se busca a felicidade interior. O caminho de Jesus não é o caminho da acomodação, da tranquilidade, do bem-estar; ao contrário, seguir os passos de Jesus demanda decisões sérias, não raro radicais, mas que serão a causa de alegria indizível. Somente o jovem que já optou em ser de Jesus Cristo consegue entender o que é perder tudo para ganhar tudo. E quando encontramos com Jesus Cristo, de nossos lábios só brotam canções e orações de agradecimento – “escolhemos a melhor parte!”. A lição de Mateus é a lição da ousadia em deixar tudo para escolher o que é mais valioso, no caso, a pessoa de Jesus como referência em nossa vida... Talvez quando mirarmos em Jesus Cristo saberemos tomar as decisões que vão dar sentido especial à nossa vida! Pensemos nisso e que Deus nos ajude!


Escrito por
Padre Evaldo César Souza, C.Ss.R, diretoria da Fundação Nossa Senhora Aparecida (FNSA) (TV Aparecida)
Padre Evaldo César Souza, C.Ss.R

Jornalista e missionário redentorista

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Evaldo César, C.Ss.R., em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.