Mãos dadas - gesto de gentileza (Shutterstock/ Prostock-studio)
Shutterstock/ Prostock-studio
Crescendo na Fé

Como a gentileza do dia-a-dia pode te fazer mais santo?

Escrito por Priscila Ferreira

13 NOV 2020 - 09H09 (Atualizada em 13 NOV 2020 - 16H18)

Shutterstock/ Krakenimages.com
Shutterstock/ Krakenimages.com

Hoje celebramos o Dia Mundial da Gentileza. A palavra que vem do latim gentilis, significa “da mesma família ou clã”. Interessante pensar na gentileza enquanto algo que fazemos para quem é de nossa família, pois, se tratássemos as pessoas com quem convivemos ou encontramos na rua como se fossem da nossa família, o mundo seria muito melhor.

Quem nunca teve um dia mais feliz por ter recebido uma carona ou por ter pago uma refeição para um morador de rua? Agora deixa eu te contar: a gentileza pode te fazer mais santo, porque é possível, através dela, deixar a vida do outro mais leve. Todos estamos passando por problemas e ser uma gota de misericórdia e esperança na vida de alguém pode ajudar muito com que o outro cumpra a sua jornada.

Leia MaisPrecisamos conversar sobre a cultura do cancelamento

São Paulo, por exemplo, após naufragar em Malta, é acolhido pelas pessoas que ali moravam. Os habitantes da ilha, estão atentos às necessidades de Paulo e de dos outros que estavam no barco. Ali eles experimentaram algo novo, a gentileza e hospitalidade.

“Os nativos nos trataram com extraordinária benevolência. Acolheram-nos a todos junto duma grande fogueira que tinham acendido por causa da chuva que caía e do frio. (At 28,2).

Dessa forma, compreendemos como um gesto de carinho, gentileza manifestam o amor de Deus. Mesmo, até então, não conhecendo o Cristo, os habitantes daquele lugar demonstram o amor de Deus em atitudes concretas de bondade. Da mesma forma, com os gestos de gentileza, encontramos um caminho para ser sinal da providência de Deus a todos e em todos os momentos.

Shutterstock/ Dmytro Zinkevych
Shutterstock/  Dmytro Zinkevych

"Alguém lhe dirá: ‘Mas esse é protestante, aquele é ortodoxo ...’ Sim, mas somos irmãos em Cristo. Não é um ato de generosidade numa só direção, porque quando hospedamos outros cristãos, os acolhemos como um presente que nos é dado. Como os malteses, bons malteses, somos recompensados, porque recebemos o que o Espírito Santo semeou em nossos irmãos e irmãs, e isso se torna um presente para nós também, porque o Espírito Santo semeia suas graças em todos os lugares.” ( Papa Francisco - Audiência Geral 22 de janeiro de 2020)

Leia Mais12 frases de Santos para quem quer ser santo

A gentileza no dia-a-dia nos aproxima de Deus e dos irmãos. Assim, somos impulsionados a dar mais um passo na direção da perfeição cristã, a santidade.


#Para todos lerem: Curtiu esse post? Compartilhe com seus amigos! 
É só clicar no botão do Whatsapp ou demais redes sociais, logo abaixo do título.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Priscila Ferreira, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.