Crescendo na Fé

A importância da madrinha/padrinho no Crisma

Homenagem ao dia da madrinha

Escrito por Jovens de Maria

14 JUL 2021 - 09H55 (Atualizada em 01 NOV 2023 - 09H34)

Ivan Simas

O Sacramento da Crisma, também chamado de Confirmação, confere a plenitude da graça do Batismo, e marca a pessoa que o recebe com um selo espiritual que não se apaga, transformando-a por dentro. Trata-se de um presente maravilhoso, um dom, uma verdadeira graça.

É chamado também de sacramento da vida adulta, pois justamente leva o jovem cristão ao amadurecimento da fé que recebeu no Batismo, quando ainda era um bebê. Amadurecimento da esperança e da caridade, que o compromete com a missão da Igreja, o apostolado.

Leia Mais12 músicas católicas para retiro de CrismaJá imaginou receber um diploma de graduação da escola da fé? Porém, não um pedaço de papel, e sim um diploma gravado no espírito, no interior, no coração?

Imagine você, depois de uma caminhada de preparação, muitos anos depois do batismo, receber um selo invisível. Porém, verdadeiro na alma, fazendo de você um filho já não mais criança e sim jovem adulto de Deus?

Mas porque falo de tudo isso? Para que você entenda, pelo menos, o seguinte: não é um assunto de pouca importância! E para melhor entender isso e vivê-lo, precisamos contar com ajuda.

Além da ajuda de quem nos forma no caminho da fé como um catequista, por exemplo, e principalmente da ajuda de nossos pais, quem recebe a Crisma precisa de um padrinho ou de uma madrinha.

Como escolher, então, um bom padrinho, uma boa madrinha?

Foto de Ben White na Unsplash
Foto de Ben White na Unsplash


O mais importante, como se nota nos parágrafos acima, é que seja alguém que viva a experiência da vida cristã e entenda o que está em jogo. Que não seja alguém alheio à fé, indiferente, ou, pior ainda, contrário a ela.

Que seja alguém cuja relação com Deus seja verdadeira, viva, constante. O ideal é que seja alguém em cujo coração pulse o ardor cristão, o compromisso da evangelização, e que esteja conquistado pelo amor à Igreja.É verdade que hoje, em muitos casos, é difícil encontrar alguém assim. E muitas vezes esse alguém, justamente porque vive coerentemente a fé, já é padrinho ou madrinha de algumas pessoas.

Mas, não desista e busque com cuidado. O que está em jogo não é ser mais um cristão crismado ou cristã crismada, mais um número na lista. O que está em jogo é a (sua!) vida espiritual, cujo destino é o amor eterno com Deus e todos os homens. Está em jogo a beleza e a grandeza da vida cristã, a vida em Cristo, que conquista o coração de um jovem quando se abre à fé.

Aqui eu falei das condições mais importantes, das características essenciais. Também vale lembrar que a Igreja pede que seja um adulto, pelo menos maior de 16 anos, e que não seja o pai ou a mãe do crismando. Também pede que não seja o padrinho ou madrinha de batismo.

Espero ter ajudado em sua escolha. Lembre-se, a grande ajuda é a graça de Deus. Mas, Deus quer valer-se de homens e mulheres que O ajudem a formar em você a plenitude da vida cristã.
Um forte abraço!

:: Curtiu a explicação? Comente a baixo como você decidiu escolher o(a) seu padrinho (a)!

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...