Crescendo na Fé

Dia de Santa Maria Madalena

Mulher de fé que irá nos inspirar a ser como ela e testemunhar a Ressurreição

Escrito por Priscila Ferreira

22 JUL 2022 - 08H15

Renata Sedmakova/ Shutterstock
Hoje é um dia muito especial. A Festa Litúrgica desse dia teve seu decreto há poucos anos, em 3 de junho de 2016, o Ano da Misericórdia. Inclusive temos uma explicação do Papa Francisco muito linda sobre esse dia:
"Esta decisão insere-se no contexto eclesial atual, que exige uma reflexão mais profunda sobre a dignidade da mulher, a nova Evangelização e a grandeza do mistério da Misericórdia divina”.

Santa Maria Madalena foi uma das primeiras a encontrar Jesus Ressuscitado como nos relata o Evangelho: 

No primeiro dia da semana, de madrugada, quando ainda estava escuro, Maria Madalena foi até o túmulo e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Ela correu e foi procurar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava. E disse-lhes: “Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o puseram!”
Então Pedro e o outro discípulo saíram e foram até o túmulo. Ambos corriam juntos. Mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Abaixando-se, ele viu as faixas no chão, mas não entrou. Então chegou também Pedro, que o seguia, e entrou no túmulo.
Viu as faixas no chão e também o sudário que tinham colocado sobre a cabeça de Jesus:
não estava com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. Foi então que entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou. Pois ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos. Os discípulos voltaram então para casa.
Jesus aparece a Madalena.

Maria estava chorando perto do túmulo, do lado de fora. Enquanto chorava, inclinou-se para o túmulo e viu dois anjos vestidos de branco, sentados, um à cabeceira, outro aos pés do lugar onde tinha estado o corpo de Jesus. Eles lhe perguntaram: “Mulher, por que estás chorando?” Respondeu-lhes: “Porque levaram meu Senhor, e não sei onde o puseram...”
Dizendo isto, voltou-se para trás e viu Jesus de pé, mas não sabia que era ele. Disse-lhe Jesus: “Mulher, por que estás chorando? A quem procuras?” Pensando que fosse o jardineiro, ela lhe disse: “Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o puseste, para que eu vá buscá-lo”. Disse-lhe Jesus: “Maria!” Ela, voltando-se, disse-lhe em hebraico: “Rabbuni!”, que significa “Mestre”. Disse-lhe Jesus: “Não me segures, pois ainda não subi para o Pai. Mas vai procurar meus irmãos e dize-lhes: ‘Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus’”. Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Vi o Senhor”, e contou o que ele disse”. (Jo 20, 1-18)

Shutterstock
Shutterstock


Maria Madalena fazia parte de um grupo de discípulos de Jesus, ao contrário de muitos, o seguiu até aos pés da Cruz. Escutava suas pregações, presenciava os seus milagres e participava de tudo pertinho do mestre.

Maria Madalena foi a primeira a anunciar a Ressurreição de Jesus . Tornou-se assim uma evangelista, aquela que levou a Boa Nova.  Por isso, o dia de Santa Maria Madalena não pode passar despercebido. Traz um importante convite, para anunciarmos a Boa Nova também. Que Santa Maria Madalena rogue por nós!




Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Priscila Ferreira, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...