Por Laura Galvão Em Crescendo na Fé

Dia Internacional da Juventude: onde estão os jovens cristãos?

Hoje, 12 de agosto, comemoramos o Dia Internacional da Juventude. Neste ano, essa celebração traz o tema “Participação Cidadã da Juventude”, que nos remete à pergunta: como os jovens cristãos têm se inserido na sociedade com o papel de cidadãos?

jovens_cristaos_1

Por ocasião desta data, instituída em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, enviou ontem (11) uma mensagem na qual destaca a força da contribuição do jovem para moldar a sociedade:

“Devemos apoiar o engajamento cívico dos jovens em todos os níveis, a começar pelo reconhecimento de que eles compõem um grupo social distinto, com características e expectativas específicas. O engajamento cívico é uma forma de explorar esse potencial para enriquecer a sociedade, avançar com os direitos humanos e possibilitar melhores condições de vidas para todos”.

Neste contexto, retomamos a temática da Campanha da Fraternidade de 2015 “Igreja e Sociedade” para nos inquietar ao chamado missionário que precisa se inserir, além do campo religioso, no âmbito social.

Afinal, esse foi o chamado nos feito por São João Paulo II: “Precisamos de Santos que vivam no mundo se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo”. Estar no mundo é estar na sociedade, vivendo nela o Evangelho e fazendo a diferença, como nos ensinou Jesus.

Que neste Dia Internacional da Juventude, possamos olhar para nossas realidades e refletir: Onde estão os jovens cristãos na sociedade? Como está nossa participação cidadã em nossas realidades? E assim poder responder com um engajamento cívico concreto, à luz do Evangelho: “Eu vim para servir” (Mc, 10,45).

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laura Galvão, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.