Por Jovens de Maria Em Crescendo na Fé Atualizada em 08 FEV 2018 - 10H17

Entenda o que é a Bula papal

bula_papalNeste mês de abril, o papa Francisco publicou a bula “Rosto da Misericórdia”, por meio da qual fez o anúncio da realização de um Ano Jubilar Extraordinário da Misericórdia. Mas, você sabe o que é bula?

Uma bula é um documento pontifício relativo a temas de fé ou de interesse geral, concessão de graças ou privilégios, assuntos judiciais ou administrativos, expedido pela Chancelaria Apostólica, estampado com tinta vermelha.

O termo "bulla" vem do latim e é empregado referindo-se à forma externa de um documento, que antigamente era lacrado com uma pequena "bola" (cápsula metálica redonda). O lacre era utilizado para proteger o selo de cera unido por um cordão a um documento de especial importância, com a finalidade de certificar sua autenticidade e autoridade.

Com o passar dos anos, "bulla" indicou também o selo; depois, todo o documento selado - o que explica porque ainda hoje se usa o termo para todos os documentos papais de especial importância, que possuem, ou pelo menos tradicionalmente deveriam conter, o selo do Pontífice.

Fonte: Aleteia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.