Por Jovens de Maria Em Crescendo na Fé Atualizada em 21 NOV 2018 - 10H30

O primeiro passo de Maria para fazer a vontade de Deus

O que podemos aprender com a festa da Apresentação da Virgem Maria

Hoje comemoramos a Apresentação da Virgem Maria e, estudando um pouquinho mais sobre esta festa litúrgica, identificamos que esse foi um dos primeiros passos da jovem em direção à realização da vontade de Deus em sua vida.

shutterstock
shutterstock
Imagem de Nossa Senhora na Basílica da Anunciação em Nazaré (Israel)

A verdade é que esse episódio não é narrado na Bíblia, mas a tradição remonta essa devoção já nos primeiros séculos da fé cristã, quando em Jerusalém foi construída uma igreja em dedicação a esta festa.

Sobre essa solenidade, a Igreja diz que celebramos a “consagração que Maria fez a Deus de si mesma desde a infância, sob a inspiração do Espírito Santo, que preencheu-a com sua graça” (cf. Liturgia das Horas).

Com esse ato – por mais que fizesse parte da tradição judaica e tenha sido uma ação movida pelos seus pais – Maria nos deixa a indicação da porta de entrada para se fazer a vontade de Deus: consagrar-se a Ele.

Consagrar-se: Isto é, “tornar-se sagrado a Deus”, que quer dizer “que se dedica a Deus”, ou ainda que “inspira respeito ou veneração”

O ato de se consagrar a Deus é um compromisso de dizer a si mesmo: a partir de hoje, minha vida precisa ser dedicada a Deus, voltada pra Ele, para seus direcionamentos. Além disso, minha vida precisa ser testemunha d'Ele e inspirar aos outros a adoração e o amor a Ele.

Quando Maria é apresentada no Templo, o Espírito Santo a preenche com a sua graça que permanece com ela preparando-a para ser a Mãe de Deus, ou seja, que a prepara para cumprir sua missão, para fazer a vontade de Deus em sua vida.


Está buscando fazer a vontade de Deus?

Vai aí a primeira dica nos dada por Maria: consagre-se a Deus, busque a todo momento conversar com Ele, entender os direcionamentos d'Ele pra você, desde as atitudes mais simples, até compreender a grande missão que Ele tem sonhado pra você.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.