Por Jovens de Maria Em Crescendo na Fé Atualizada em 19 MAR 2019 - 15H02

O que a Bíblia diz sobre São José?

São José aparece apenas nos primeiros capítulos dos Evangelhos de Lucas e Mateus e são passagens tão conhecidas que, talvez, não nos atentamos aos detalhes que nos oferecem. Por isso, listamos cinco passagens bíblicas que trazem algumas curiosidades sobre o "pai adotivo" de Jesus.

Shutterstock.
Shutterstock.

1- Quem era o pai de José

Talvez você nunca tenha se perguntado sobre de quem José era filho, já que os pais de Maria são tão bem conhecidos. Mas, também, talvez, você nunca tenha se atentado que, quando na Bíblia se conta a genealogia de Jesus, o nome de seu avô paterno está lá.

No entanto, há uma certa divergência de nomes. No Evangelho de Lucas, o pai de José consta como Eli, mas no Evangelho de Mateus, está Jacó. Não, ninguém errou de nome! Acontece que quando Lucas escreveu a genealogia, ele seguiu os nomes aceitos pela Lei (como se ele tivesse feito um histórico de certidões de nascimento no cartório). Já Mateus, seguiu a ascendência natural, ou seja, seguiu o parâmetro biológico.

Mas, por que existia essa diferença? Por conta da chamada Lei do Levirato, que você pode conhecer em Dt 25,5.

2- Quando José se casou com Maria?

A data exata não se sabe, mas juntando os textos bíblicos, podemos ter uma ideia do período em que o casamento aconteceu. Mas, espera aí, eles realmente se casaram? Se liga nessas duas passagens:

Mt 1, 18-20; 24 – “Assim aconteceu o nascimento de Jesus: Maria, sua mãe, era noiva de José e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida por obra do Espírito Santo. José, seu noivo, sendo um homem justo, não quis que ela ficasse com o nome manchado e resolveu abandoná-la sem ninguém o saber. Enquanto planejava isso, teve um sonho em que lhe apareceu um anjo do Senhor para dizer-lhe: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como esposa, porque a criança que ela tem em seu seio vem do Espírito Santo. (...) Quando acordou, José fez o que o anjo do Senhor havia mandado. Levou sua esposa para casa.”

Lc 2, 1-5 – “Naqueles dias foi promulgado um decreto de César Augusto, determinando o recenseamento do mundo inteiro. Este recenseamento, o primeiro que se fez, foi efetuado quando Quirino governava a Síria. E todos iam alistar-se, cada um em sua cidade. Também José subiu de Nazaré, na Galileia, para a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, porque era da casa e da família de Davi, a fim de alistar-se juntamente com Maria, sua esposa, que estava grávida.”

Mateus nos deixa claro que, depois da visita do anjo em sonho a José, ele levou sua esposa para casa, ou seja, se casaram. Depois, Lucas conta que eles foram se alistar no recenseamento, ou seja, formavam uma família, e isso foi logo antes de Jesus nascer. Então, provavelmente, José se casou com Maria depois de saber que ela estava grávida e antes de Jesus nascer.

3- Mateus conta o nascimento de Jesus pela ótica de José

Se você quiser saber como foi a vida de José do período em que soube que Maria estava grávida até a ida pra Nazaré, você deverá buscar o livro de Mateus. O evangelista conta como tudo aconteceu a partir da figura de José. Como ele recebeu a notícia da gravidez, sua reação, a fuga para o Egito e outros episódios. Já Lucas, conta todo esse período a partir da vivência de Maria.

4- Se fosse por José, talvez Jesus não se chamasse "O Nazareno"

José foi avisado em sonho que Herodes havia falecido e poderia voltar para casa. Mas, ele ficou com medo de voltar para a Judeia, pois quem reinava na época era Arquelau, filho de Herodes. Então, ele partiu para a região da Galileia e fixou morada na cidade de Nazaré (Mt 2, 19-23). Por isso, Jesus ficou conhecido como “Nazareno”.

5- José teve quatro sonhos proféticos narrados na Bíblia:

- Quando foi pedido para que não abandonasse Maria: Mt 1, 19-23

- Quando foi aconselhado a fugir para o Egito: Mt 2, 13-15

- Quando foi avisado que poderia voltar pra terra de Israel: Mt 2, 19-21

- Quando foi mandado ir para a região da Galileia: Mt 2, 22 - 23


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.