Por João Antônio Johas - Jovens de Maria Em Crescendo na Fé Atualizada em 26 SET 2017 - 13H47

O que as mulheres na bíblia têm a nos ensinar?

Sara, Miriã, Raabe, Débora, Rute, Ana, Ester, Priscila, Maria. Estas são algumas das mulheres que aparecem nas Sagradas Escrituras e com sua vida nos mostram a grande missão que a figura feminina possui. Cada uma encarna de alguma forma um aspecto de Deus, se destaca por algum feito grandioso do antigo ou do novo testamento. Todas parecem, no entanto, apontar para Maria que encarna o próprio Deus (e não apenas algum aspecto) em seu interior e o apresenta à humanidade para que seja salva por Ele.

:: 7 exemplos de Maria para praticar o silêncio
Maria (Crédito: Shutterstock)

Hoje em dia é bem frequente que vejamos uma luta para que se enxergue o papel da mulher na sociedade. As vezes, essa discussão se desvia por correntes ideológicas que, no fundo, não estão muito preocupadas com a dignidade do ser humano, homem ou mulher. Mas se não nos deixamos ir tão longe, podemos ver que a fé Cristã, apoiada nas Sagradas Escrituras, acolhe homem e mulher como criados por Deus para uma missão: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Vemos isso desde o Gênesis, quando Deus nos cria homem e mulher, até o Apocalipse quando uma mulher revestida de sol, com a lua debaixo de seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas que dá à luz um filho.

De fato, precisamos considerar que a Bíblia, escrita a tanto tempo atrás, nos mostra várias figuras femininas sendo protagonistas de coisas muito importantes. Algo que não era tão comum naquela época na qual a mulher realmente não tinha a mesma posição que o homem na sociedade. Nesse sentido, a Bíblia parece que nos diz com força que é preciso de verdade estar atentos a esse papel do feminino na história. O Papa Francisco tem pedido que se reflita bastante sobre isso em seu pontificado.

Poderíamos passar pela vida de algumas dessas mulheres que ganham destaque na Bíblia. Poderíamos, por exemplo, mencionar a única juíza Débora, que com grande sabedoria ajudava os israelitas a discernirem o que fazer em situações concretas de suas vidas e que esteve presente em uma batalha que livrou Israel de seus opressores. Poderíamos lembrar também da Rainha Ester que com sua grande sabedoria conseguiu também uma outra vitória para seu povo. São tantas histórias que fica difícil não perceber que Deus conta com suas filhas para fazer chegar ao seu povo sua misericórdia.

E como não falar de Maria, essa criatura especial do Senhor, que foi a escolhida para encarnar o próprio Deus. Jesus é Filho de Deus, mas toda sua materialidade vem do feminino, de Maria. E isso não é negativo, pelo contrário, é pelo feminino que Deus escolheu se fazer um de nós. Com tudo isso, fica difícil pensar que exista ainda alguma dúvida sobre o que as mulheres na Bíblia têm para nos ensinar. Muito além de qualquer coisa extraordinária que possam fazer, e que fazem continuamente, elas nos ensinam que desde sempre Deus escolheu a humanidade inteira, homens e mulheres, como filhos seus em seu Filho Jesus Cristo. Essa é nossa dignidade compartilhada e inalienável.

E se alguma vez não vivemos dessa forma, não se pode aceitar tal injustiça. Não está de acordo com o que Deus quer, não corresponde a dignidade que recebemos dEle e, no fundo, não colabora para que o Reino de Deus se instaure em nossos corações. Todos nós, homens e mulheres, com nossas semelhanças mas também com as diferenças que nos complementam, estamos chamados à santidade e a vida verdadeira em Jesus Cristo.

Escrito por
Irmão João Antônio Johas (Redação A12.com)
João Antônio Johas - Jovens de Maria

Licenciando em Filosofia pela Universidade Católica de Petrópolis, Pós-graduando em Antropologia Cristã pela Universidade Católica San Pablo em Arequipa, Peru.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.