São Geraldo Majella foi um jovem muito virtuoso. Dentre as suas virtudes, se destacou a prática do silêncio, que podemos perceber num episódio muito conhecido em sua vida.
Certa vez, ele foi acusado injustamente de se aproveitar de uma jovem a quem fazia acompanhamento vocacional. Condenado, foi proibido pela congregação de receber a comunhão e de exercer suas atividades pastorais. Geraldo simplesmente silenciou nessa ocasião.
Anos mais tarde, a jovem que inventara a história foi diagnosticada como louca e confessou ser falsa a acusação. Ao ser indagado pelo seu fundador, Santo Afonso, do porquê de ter ficado em silêncio, Geraldo respondeu: “Toda provação é útil, meu pai, porque faz parte da Cruz de nosso Redentor”. Como São Geraldo conseguiu se manter em silêncio por tanto tempo?
Conheça os 7 segredos do silêncio de São Geraldo Majella deixado em seu regulamento de vida:
- 1- Não falarei a não ser sob estas três condições: que aquilo que devo dizer seja para a verdadeira glória de Deus; para o bem do próximo; por alguma necessidade minha”;
- 2- Nos recreios, não tomarei a iniciativa da palavra a não ser quando me perguntarem ou por algumas das condições acima mencionadas;
- 3- Nunca falarei nem bem nem mal de mim mesmo, mas sim agirei como se eu não existisse nesse mundo;
- 4- Nunca responderei a quem me repreende, a não ser que seja interrogado;
- 5- Nunca acusarei ou comentarei os defeitos dos outros, nem sequer por gracejo;
- 6- Em todos os momentos de silêncio, dedicar-me-ei em refletir sobre a paixão e morte de Jesus Cristo e sobre as dores de Maria;
E ainda se um dia acontecer de errarmos ao falar, ele deixa um conselho final:
- 7- A toda palavra que desejar falar, e da qual não resultar o gosto de Deus, acrescentarei uma jaculatória: “Jesus meu, eu te amo com todo o coração”.
- Informações:
- “Cartas e outros escritos de São Geraldo”, Centro Redentorista de Espiritualidade de Aparecida. Editora Santuário, 2004.
- "São Geraldo Majela", Pe. Braz Delfino Vieira. Editora Santuário, 1998.
- - Leia também: 6 metas de vida de São Geraldo Majella
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login