Por Priscila Ferreira Em Crescendo na Fé Atualizada em 01 ABR 2020 - 11H47

Por que Jesus diz que Ele é a verdade?


Shutterstock/ Jesus Cervantes
Shutterstock/ Jesus Cervantes


No dia dedicado à mentira, nada mais cristão do que explicarmos a verdade
. Jesus disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai senão por mim. (Jo 14,6). Ao seguir o seu mestre, o cristianismo faz esse convite para que possamos conhecer a verdade e, assim, sermos livres.

E quem fez essa promessa foi o próprio Jesus: Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (Jo 8, 31)

E por que Jesus diz várias vezes que Ele é a verdade?

Shutterstock/ Odua Images
Shutterstock/ Odua Images


Porque Ele é o Início, a essência, a plenitude da vida e razão da nossa fé. (Ap 22,13). Através d'Ele, conseguimos enxergar o que somos, o que fazemos, pensamos sem caricaturas ou meias verdades. “Eu sou Aquele que sou". (Ex 3,14) já disse o próprio Deus, no Antigo Testamento. Quando Jesus diz que é a verdade, ele adentra no mistério da nossa salvação. Nos mostra que essa vida só faz sentido com Deus, e tudo fora disso é mentira, ilusão, uma enganação.

“Deus criou o homem com uma vocação inata para a verdade e, por isso, dotou-o de razão. Certamente não é a irracionalidade que promove a fé cristã, mas a ânsia da verdade. Todo o ser humano deve perscrutar a verdade e optar por ela quando a encontra, mesmo correndo o risco de enfrentar sacrifícios.” (Bento XVI – homília “A verdade é um anseio do ser humano”, na praça da Revolução José Martí, em Cuba)

Shutterstock/ Antonio Guillem
Shutterstock/ Antonio Guillem


Nesse dia, nos deparamos com o nosso anseio por nos aproximarmos mais de Jesus, com aquilo que somos e temos. As nossas fraquezas e pecados não são empecilhos para a graça de Deus; pelo contrário, acontece o mergulho das nossas misérias em Sua misericórdia.

Que Nossa Senhora nos ensine a buscar a verdade com toda a nossa alma, porque assim buscaremos o seu Filho, o próprio Deus.

<< Curtiu esse post? Compartilhe com todos os seus amigos! >>

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Priscila Ferreira, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.