O Catecismo diz o seguinte: “Enquanto a água significava o nascimento e a fecundidade da vida dada no Espírito Santo, o fogo simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito Santo” (Catecismo, n º 696). Sim, o fogo simboliza a energia, que consome e transforma as coisas que toca, e é justamente isso o que o Espírito Santo faz.
Mas, por que línguas de fogo, então? As línguas de fogo desceram sobre os Apóstolos reunidos no cenáculo em torno de Santa Maria. Simbolizam a força transformadora do Espírito Santo nos apóstolos, que transformou suas vozes (línguas) em vozes de anúncio corajoso e veraz da fé de Cristo. As línguas de fogo são o símbolo do Espírito, que mudou os corações dos apóstolos em corações cheios da força da Palavra de Deus.
Pomba
A forma de pomba faz lembrar da passagem do dilúvio, quando Noé soltou uma pomba e ela voltou a ele com o testemunho de que a terra era novamente habitável. Da mesma forma, o Espírito desce como uma pomba sobre Jesus, e mostra que Ele, ungido pelo mesmo Espírito, é agora a garantia de uma nova terra, uma nova vida, um renascimento da esperança, a confirmação da fé.
Hoje, o Espírito continua a fazer-Se presente, e assume formas vivas e cheias do seu testemunho de conversão, de energia santificadora, de renovação da esperança.
Onde? Como?
1. Nos corações de milhares de novos santos, alguns dos quais convivem conosco. Mártires da fé em terras de perseguição, mártires da verdade, como muitos bispos, sacerdotes e leigos, em um mundo relativista e mentiroso;
2. Nas novas conversões, especialmente de jovens, em novas comunidades de fé, em novas experiências cristãs, movimentos de leigos, de jovens, de missionários no mundo todo;
3. No meu e no seu coração, quando pequenos ou grandes questionamentos nos movem a nos perguntarmos pela verdade, pelo amor, pelo serviço, pela vocação. Qual é a minha vocação, à qual me chama Deus mediante a força do Espírito Santo?
Leia Mais7 versículos sobre o poder do Espírito Santo 🕊️4. Na vontade que surge nos corações, às vezes tímida, de rezar, de buscar a vida espiritual, de buscar os sacramentos, de ir à Missa, de ler as Sagradas Escrituras.
5. No ensinamento constante, e por vezes heroico, da verdade da Igreja, feita por tantos bispos e sacerdotes, apesar das dificuldades, das intolerâncias, das superficialidades;
6. Nos pais e mães dedicados a confirmar seus filhos na fé, e a não renunciar à sua vocação e missão.
Essas são algumas das novas formas com as quais o Espírito continua a manifestar-Se e manifestar a sua força transformadora. E você, de que outra forma acredita que o Espírito Se manifesta hoje?
:: Curtiu a explicação? Compartilhe com todos os seus amigos!
Peregrinos com Maria, rumo ao Ano Jubilar da Esperança
A Novena da Padroeira deste ano, com o tema “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”, convida os jovens a refletirem sobre seu papel na Igreja e a se prepararem para o Ano Jubilar de 2025. Venha caminhar conosco rumo à renovação da fé e do compromisso cristão!
Seguindo o exemplo de Maria: como a Fé de Nossa Senhora Aparecida nos guia!
Veja a importância da presença dos jovens na festa da Padroeira
A experiência na novena da Padroeira pode contribuir para o fortalecimento da fé do jovem.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login