fogo (Shutterstock)
Crescendo na Fé

Por que o Espírito Santo apareceu em línguas de fogo?

Júlio Egrejas (Arquivo Pessoal)

Escrito por Júlio Egrejas

22 JUL 2021 - 09H32 (Atualizada em 22 JUL 2021 - 10H01)

O Catecismo diz o seguinte: “Enquanto a água significava o nascimento e a fecundidade da vida dada no Espírito Santo, o fogo simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito Santo”  (Catecismo, n º 696). Sim, o fogo simboliza a energia, que consome e transforma as coisas que toca, e é justamente isso o que o Espírito Santo faz.

Mas, por que línguas de fogo, então? As línguas de fogo desceram sobre os Apóstolos reunidos no cenáculo em torno de Santa Maria. Simbolizam a força transformadora do Espírito Santo nos apóstolos, que transformou suas vozes (línguas) em vozes de anúncio corajoso e veraz da fé de Cristo. As línguas de fogo são o símbolo do Espírito, que mudou os corações dos apóstolos em corações cheios da força da Palavra de Deus.

Pomba

shutterstock
shutterstock

A forma de pomba faz lembrar da passagem do dilúvio, quando Noé soltou uma pomba e ela voltou a ele com o testemunho de que a terra era novamente habitável. Da mesma forma, o Espírito desce como uma pomba sobre Jesus, e mostra que Ele, ungido pelo mesmo Espírito, é agora a garantia de uma nova terra, uma nova vida, um renascimento da esperança, a confirmação da fé.

Hoje, o Espírito continua a fazer-Se presente, e assume formas vivas e cheias do seu testemunho de conversão, de energia santificadora, de renovação da esperança.

Onde? Como?

1. Nos corações de milhares de novos santos, alguns dos quais convivem conosco. Mártires da fé em terras de perseguição, mártires da verdade, como muitos bispos, sacerdotes e leigos, em um mundo relativista e mentiroso;

2. Nas novas conversões, especialmente de jovens, em novas comunidades de fé, em novas experiências cristãs, movimentos de leigos, de jovens, de missionários no mundo todo;

3. No meu e no seu coração, quando pequenos ou grandes questionamentos nos movem a nos perguntarmos pela verdade, pelo amor, pelo serviço, pela vocação. Qual é a minha vocação, à qual me chama Deus mediante a força do Espírito Santo?

Leia Mais7 versículos sobre o poder do Espírito Santo 🕊️4. Na vontade que surge nos corações, às vezes tímida, de rezar, de buscar a vida espiritual, de buscar os sacramentos, de ir à Missa, de ler as Sagradas Escrituras.

5. No ensinamento constante, e por vezes heroico, da verdade da Igreja, feita por tantos bispos e sacerdotes, apesar das dificuldades, das intolerâncias, das superficialidades;

6. Nos pais e mães dedicados a confirmar seus filhos na fé, e a não renunciar à sua vocação e missão.

Essas são algumas das novas formas com as quais o Espírito continua a manifestar-Se e manifestar a sua força transformadora. E você, de que outra forma acredita que o Espírito Se manifesta hoje?

:: Curtiu a explicação? Compartilhe com todos os seus amigos!

Escrito por
Júlio Egrejas (Arquivo Pessoal)
Júlio Egrejas

Júlio Egrejas nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1975, é membro do Sodalício de Vida Cristã desde 1993. Desde 2012 mora em Petrópolis, e participa do Movimento de Vida Cristã, onde realiza diversos serviços de evangelização e formação Cristã, com destaque para o Curso Católico de Oração e Espiritualidade. Atualmente está terminando a dissertação em vistas ao Mestrado em Direito Canônico.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.