Presépio Santuário 2019 (Thiago Leon)
Crescendo na Fé

Por que o Verbo Se fez carne?

4 razões que precisam ficar no nosso coração

Cankin Ma 2020 (arquivo pessoal)

Escrito por Cankin Ma Lam

15 JUN 2021 - 12H08 (Atualizada em 17 JUN 2021 - 10H32)

Já aconteceu com você, em uma data comemorativa, você não sabia direito o que estava sendo comemorado? No máximo, sabia que todo ano há um feriado por conta dessa data (e consegue aproveitar muito bem o tempo livre).

Pois bem, conforme passam os anos, descobrimos que é importante estar mais conectados com os acontecimentos. Na medida em que nos aprofundamos nos acontecimentos comemorados nestas datas, acabamos aproveitando melhor estes momentos (não é apenas ganhar dias mais livres...).

Leia MaisComo devemos demonstrar nosso amor a Jesus?Pois bem, há aspectos da nossa fé que podem parecer um costume muito aprazível, como um dia de feriado; mas isto é vazio se não nos interpelar, não manifestar na nossa realidade concreta o que eles têm a nos dizer.

Penso particularmente numa frase muito impactante, que todo domingo a Igreja professa ao rezar o Credo (perante a qual nem sempre nos deixamos interpelar): “Por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus; e encarnou pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria e Se fez homem”.

Pois bem, é só prestar um pouquinho de atenção para perceber que a Encarnação, o mistério do Verbo haver Se feito carne, está estreitamente ligada a “nós, homens” e à “nossa salvação”.

Thiago Leon
Thiago Leon

Acompanhados pelo Catecismo (nos. 456-460), aprofundemos mais um pouco em por que o Verbo Se fez carne:

O Verbo fez-Se carne para nos salvar, reconciliando-nos com Deus: ‘Foi Deus que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados’ (1Jo 4,10)”. Ou seja, pela Encarnação, somos salvos dos nossos pecados, reinseridos na comunhão com Deus.

“O Verbo fez-Se carne, para que assim conhecêssemos o amor de Deus: ‘Assim se manifestou o amor de Deus para conosco: Deus enviou ao mundo o seu Filho Unigênito, para que vivamos por Ele (1Jo 4,9)”. Ou seja, ao olhar o Verbo feito homem, podemos ter certeza de sermos amados por Deus.

Leia Mais7 versículos sobre o poder do Espírito Santo 🕊️O Verbo fez-Se carne, para ser o nosso modelo de santidade: ‘Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim [...]’ (Mt 11,29).

‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim(Jo 14,6)”. Ou seja, ao escutar as palavras de Jesus Cristo, é-nos oferecido um autêntico caminho de plenitude e vida.




“O Verbo fez-Se carne, para nos tornar ‘participantes da natureza divina’ (2Pe 1,4)”. Ou seja, por este grande mistério, o abaixamento de Deus realiza a nossa exaltação. Não ficamos, apenas, um pouco melhores que antes, mas sim participantes da natureza de Deus.

O mistério da Encarnação, o Verbo que Se fez carne para nos salvar, não diz respeito a uma realidade oculta e enigmática que nada tem a ver conosco. Diz respeito à obra que Deus iniciou em cada um de nós, e que tem como projeto nossa plenitude, a realização plena da nossa humanidade.

:: Curtiu essa formação? Compartilhe com todos os seus amigos!

Escrito por
Cankin Ma 2020 (arquivo pessoal)
Cankin Ma Lam

Nascido no Equador, filho de pai chinês é apóstolo de plena disponibilidade no Sodalício de Vida Cristã. Atualmente faz caminho ao sacerdócio e estuda teologia na Universidade Católica de Petrópolis.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.