Todos nós queremos ser felizes. Se perguntarmos a qualquer pessoa se ela quer ser feliz, seguramente a resposta será “sim”. E se damos mais um passo e perguntamos qual é o tamanho dessa felicidade que ela deseja alcançar, é muito provável que seja o máximo possível, infinito.
É verdade que essas respostas parecem óbvias, mas se você conseguir ir além do evidente se encontrará com a realidade mais profunda do ser humano: a busca de Deus.
Existem muitas coisas que são apresentadas para nós como caminhos para a felicidade: diversão, dinheiro, drogas, viver sem normas, etc… Umas são boas e outras ruins, mas ambas não levam à verdadeira e plena felicidade.
Há uma passagem bíblica muito bonita onde Jesus se encontra com uma Samaritana no Poço de Jacó e faz uma comparação dessa busca de felicidade com a experiência de ter sede. Nesse encontro o Senhor Jesus diz a ela: “Aquele que bebe desta água terá sede novamente, mas quem beber da água que eu lhe der jamais terá sede”[1]. E a mulher responde “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede”[2]. O que será que isso significa?
Somos seres criados à imagem e semelhança de Deus que é Eterno e por isso temos no nosso interior algo que nos leva a buscar o infinito. Portanto, nada que é passageiro poderá satisfazer esse anseio. O único que pode saciar essa “sede” é Deus. Santo Agostinho expressou essa experiência com uma conhecida frase dirigida ao Senhor: “Meu coração inquieto não descansará enquanto não repousar em ti”.
Portanto, o nosso desejo de felicidade é uma clara manifestação da nossa busca de Deus e só no nosso encontro com aquele que é o “Caminho, a Verdade e a Vida”[3] é que poderemos viver plenamente felizes.
[1] Jo 4,13b-14a. | [2] Jo 4,15. | [3] Jo 14, 6
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login