Santo Antônio era um frade franciscano, nasceu em 1195, em Portugal, e foi batizado com o nome de Fernando Bulhões. Viveu a maior parte de sua vida em Pádua, na Itália.
Apesar de não ter em seus sermões nada específico sobre casamentos, Santo Antônio ficou conhecido como o santo que ajuda mulheres a encontrarem um marido por conta da ajuda que dava às moças humildes para conseguirem um dote e um enxoval para o casamento.
O milagre do dote
Leia MaisHomenagem do Dia dos Namorados para os apaixonados de plantão!
Reza a lenda que, certa vez, em Nápoles, havia uma moça cuja família não podia pagar seu dote para se casar. Desesperada, a jovem – ajoelhada aos pés da imagem de Santo Antônio – pediu com fé a ajuda do Santo que, milagrosamente, lhe entregou um bilhete e disse para procurar um determinado comerciante. O bilhete dizia que o comerciante deveria dar à moça moedas de prata equivalentes ao peso do papel.
Obviamente, o homem não se importou, achando que o peso daquele bilhete era insignificante. Mas, para sua surpresa, foram necessários 400 escudos da prata para que a balança atingisse o equilíbrio. Nesse momento, o comerciante se lembrou que outrora havia prometido 400 escudos de prata ao Santo e nunca havia cumprido a promessa. Santo Antônio havia feito a cobrança daquele modo maravilhoso.
A jovem moça pôde, assim, casar-se, de acordo com o costume da época e, a partir daí, Santo Antônio recebeu – entre outras atribuições – a de “O Santo Casamenteiro”.
Quando a oração a Santo Antônio "não funcionou"...
Outra história que envolve a fama de Santo Antônio é a de que uma moça muito bonita, que havia perdido as esperanças de arranjar um marido, apegou-se a Santo Antônio. Dizem que a mulher adquiriu uma imagem do santo e colocou-a em um pequeno oratório. Todos os dias, a jovem colhia flores e as oferecia a Santo Antônio sempre pedindo que este lhe trouxesse um marido.
Mas, passaram-se semanas, meses, anos... e nada do noivo aparecer. Então, tomada pelo desgosto e pela ingratidão do santo, ela atira a imagem pela janela. Neste exato momento, passava um jovem cavalheiro que é atingido pela imagem do Santo. Ele apanha a imagem e vai entregar à jovem, que se apaixona por ele e atribui a sua chegada à fé por Santo Antônio.
A partir daí, as moças solteiras que querem casar começaram a fazer orações pedindo ajuda ao santo e cultuando sua imagem.
A história contada pelo Papa Francisco
Em 2017, após uma Audiência Geral, o Papa Francisco foi cumprimentar um grupo de moças que estava na Praça São Pedro, e lhes contou uma anedota sobre a fama do santo.
Disse o Papa, em espanhol:
"Santo Antônio é muito venerado na Argentina, o padroeiro das meninas que pedem namorado.
Quando as jovens têm 20 anos, pedem: ‘Santo Antônio, que ele venha, que ele tenha e que convenha’.
Depois, aos 30 anos, se (o namorado) ainda não chegou, eles dizem: ‘Santo Antônio, que ele venha e tenha’.
E aos 40: ‘Santo Antônio, que venha, de qualquer jeito!’”.
Confira no vídeo:
Reze a Oração a Santo Antonio
:: Curtiu o post? Compartilhe com todos os seus amigos!
Fonte: Cleofas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login