Crescendo na Fé

Quaresma e Campanha da Fraternidade

Um caminho de fé e cuidado com a Casa Comum

Escrito por Jovens de Maria

05 MAR 2025 - 08H00

godongphoto / shutterstock

Dom Vilson Basso, Bispo referencial para a Juventude (CNBB) deixa uma mensagem para vivermos a quaresma e assim, estarmos mais preparados para a Páscoa:

“E Deus viu que tudo era bom.

Quaresma e campanha da fraternidade é um casamento que vem dando certo há mais de 60 anos.

Quaresma é o tempo de oração, jejum e esmola - caridade.

Fica para você, que adolescente, que é jovem, esse pensamento, uma ideia, uma possibilidade: a partir do dia 5 de março até o dia 16 de abril faça um percurso de fé.

• Faça o propósito de rezar - de rezar mais um pouco! E que essa oração seja para que todos (os governantes, as pessoas que têm responsabilidades e cada um de nós) cuidem melhor do nosso planeta Terra.

Proponha a você mesmo uma penitência especial. Nestes mais de 40 dias, esse convite irá fazer bem a você: dará mais força, coragem, resiliência para enfrentar as dificuldades do dia a dia. Algumas sugestões de penitência pode ser não usar copos plásticos, nunca jogar lixo na rua ou nas praças, não arrancar flores, árvores, quebrar galhos; não desperdiçar água. Escolha alguma dessas penitências e você ajudará a cuidar do planeta Terra, porque “Deus viu que tudo (da criação do planeta) era bom”.

• Aproveite deste tempo para fazer o bem, para toda a Família Humana. Nesta Quaresma, plante uma árvore. Você e seu grupo de jovens podem limpar a beira de um rio, revitalizar uma praça. Tenha ações de caridade para o planeta e deixe esse mundo, a casa comum, um pouco mais bonita, com um pouco mais de cuidado.

“E Deus viu que tudo era bom”, porque você ajudou pela sua oração, pela sua penitência e pela sua caridade o lugar onde vivemos e assim toda a vida do planeta.

Desejo uma Quaresma com sabor de Campanha da Fraternidade. Desejo a você que trilhe um bonito caminho da fé, Caminho do bem.”

Agradecemos Dom Vilson pela mensagem.

Sigamos em frente, Jovens de Maria!

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...