Por José Eymard Em Crescendo na Fé Atualizada em 26 SET 2017 - 14H53

Que tal um retiro individual?

As irmãs Marta e Maria escolheram modos diferentes de servir Jesus. Marta estava na correria, afobada, preocupada em deixar a casa um brinco para o ilustre visitante. Já Maria assentou aos pés do Senhor para ouvi-lo. Você se lembra da reação de Marta? Ela perguntou se Jesus não incomodava em ver Maria à toa enquanto ela trabalhava. Bom, parece coisa de irmão que implica com o que o outro está ou não fazendo, mas a resposta de Jesus foi surpreendente: “Maria escolheu a melhor parte e essa não lhe será tirada” (Lc 10, 38-42).

retiro_individual

A parte que Maria escolheu foi ouvir Jesus. Acolher o visitante de forma diferente dos costumes da época. Marta também estava servindo o Senhor, mas, assim como muitos de nós ela, estava afobada.

 

É necessário deixar, ao menos uma vez ao mês, a atitude de Marta e ser como Maria.

Quantas vezes os membros do ministério de música chegam em cima da hora da Missa começar e nem sabem qual é o Evangelho do dia e escolhem músicas que gostam de cantar e não aquelas que seguem a mensagem da liturgia? Quantas vezes os responsáveis pela organização de um encontro de jovens, de um grupo de oração, dos bastidores de um retiro realizam tudo perfeito, mas não se permitem a vivência da melhor parte?

Não é condenação! Não estou criticando quem serve. Pelo contrário! Que bom que existe quem doa seu tempo, quem assume a liderança e se coloca à disposição da Igreja e dos irmãos. Mas é necessário deixar, ao menos uma vez ao mês, a atitude de Marta e ser como Maria. E como fazer isso se a comunidade é carente de pessoas que servem? Não precisa deixar de servir, mas que tal reservar um tempo para um retiro espiritual individual? Vamos a alguns passos práticos!

1 - Reserve um dia do mês: seja sábado, domingo ou sua folga.

2 - Escolha um local: capela, sua paróquia ou próximo à natureza.

3 - Prepare seu kit retiro: coloque em uma mochila sua bíblia e separe as leituras da liturgia do dia, um livro de orações e/ou espiritual, o terço e um bloquinho com caneta para anotações.

4 - Celular: deixe preparadas algumas canções católicas das quais você goste e procure também algumas músicas instrumentais. Não se esqueça de deixá-lo no modo silencioso e com os dados móveis desligados! Daí adiante, não tem muito segredo, basta querer!

5- Ao chegar ao cantinho especial do seu retiro, já peça ao Espírito Santo que governe todo aquele momento de oração. Ouça uma, duas músicas. Abra a Palavra de Deus e faça a leitura orante. Leia, releia, medite a Palavra e a coloque em seu viver. O que ela te diz? O que Deus me fala através dessa leitura? O que eu digo a Deus depois de ler? E quais minhas novas atitudes após ‘mergulhar’ na leitura orante?

6- Outro passo é conversar com Deus: Assim como se conversa com o melhor amigo. Contando tudo. Depois, através de Maria Santíssima também chegue até o Senhor. Medite o Santo Terço e peça a Nossa Senhora, aquela que mais ama Jesus, que te ajude a amá-Lo sempre mais e mais.

Fazer um retiro assim é só um aperitivo bem pequenino diante do banquete que teremos no céu! Um ótimo e abençoado retiro para você!

- Leia também o artigo sobre Retiro Espiritual para Grupo de Jovens


Escrito por
José Eymard (Foto José Eymard)
José Eymard

Apresentador do Bem-vindo Romeiro na TV Aparecida e Jovem de Maria.

5 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por José Eymard, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.