Hoje celebramos o dia de São José, esposo de Maria e homem que educou Jesus e o acompanhou em seus primeiros passos. Sim, celebramos a vida deste honroso homem que não deixou que nada faltasse ao Filho de Deus encarnado, por sua responsabilidade, zelo, amor e desprendimento. José é figura importante também no plano de Salvação da humanidade, tal plano que salva a mim e a você.
Como eu escrevo este texto daqui do Ceará, portanto, do Nordeste, eu falarei sobre nossa ótica do quanto este dia representa para nós.
Inicialmente, este dia muito significa para nós e atinge, de certa forma, toda a população do estado, católicos e não católicos, pois São José é padroeiro do Ceará e, neste dia, é declarado feriado.
A relação do cearense com o Santo começou há mais de 300 anos, quando foi achada uma imagem de São José no litoral, mais precisamente na cidade de Aquiraz (primeira capital do estado) e ali foi construída a Igreja em honra ao pai adotivo de Jesus. Desde então, a devoção só cresceu e hoje, todo 19 de março tem muito significado para o povo desta terra, povo de fé, povo de esperança e humildade.
Todos sabemos que o nordeste, de uma forma geral, sofre com a seca. O calor forte quase não dá espaço para as chuvas nos últimos anos e nossos açudes e plantações estão cada vez mais perecendo. Nesse sentido, o sertanejo caboclo tem uma crença muito curiosa acerca do dia de São José. Trata-se de um importante marco simbólico e de um dia carregado de tradição e expectativa: a crença popular indica que, se chover no Dia de São José, o ano será de bom “inverno”, com chuva garantindo a safra e a mesa farta. A fé no santo padroeiro se soma à esperança do agricultor, do vaqueiro, do homem do campo.
Confirmando a sabedoria popular, a ciência relaciona o 19 de março à proximidade da passagem do equinócio - o momento em que o sol, em órbita aparente vista da Terra, cruza o chamado equador celeste e incide com maior intensidade sobre as regiões localizadas próximas da linha do Equador. No hemisfério sul do planeta, o equinócio de outono acontece no mês de março.
Hoje, tendo em vista a crise hídrica no país, de uma forma geral, jovens se reúnem em oração para pedir a intercessão de São José a fim de que a chuva caia do céu como forma de bênção para todos os que de água precisam para sobreviver, a fim de que a semente germine, a terra floresça e o homem volte a se alegrar.
Nós, que somos Jovens de Maria, somos também Jovens de José. Que a gente possa vestir a camisa do “JJ” e nos unirmos em oração para que este seja um ano de um "bom inverno", em especial naqueles lugares em que o povo mais necessita.
Que este homem tão digno e dedicado possa estar sempre intercedendo por nós em todas as nossas necessidades espirituais e materiais e que, assim como ele não deixou que a Jesus nada faltasse, que ele não nos deixe perecer também. Nos alegremos neste dia e festejemos a José, castíssimo esposo de Maria!
São José, rogai por nós!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login