Crescendo na Fé

Sínodo da Igreja, você e o futuro

Escrito por Priscila Ferreira

15 MAR 2022 - 06H00

Evgeny Bakharev/ Shutterstock

Você já deve ter escutado dentro da Igreja ou por meio da mídia a palavra Sínodo. Afinal, você já pensou sobre o seu significado? A etimologia traz duas palavras gregas  “Syn” (“Com”) e “Hodos” (“Caminho”).  Desse modo, Sínodo significa, por assim dizer, “caminho com”, ou “caminho juntos”. Em 2021 os Bispos se reuniram em um forte momento de escuta, ou seja, os sucessores dos apóstolos, os pastores de cada país trouxeram o clamor do rebanho.

    Após esse primeiro encontro,  com o propósito de escutar o povo de Deus o Papa Francisco convoca toda a Igreja a participar do Sínodo, cujo tema é: "Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão." Um desafio, algo totalmente novo para a maioria dos católicos, ser consultado pela Igreja, prática comum no primeiro milênio e agora essa prática será retomada.

E como podemos colocar em prática em nossas vidas o sínodo?

Shutterstock/ Magdalenagalkiewicz
Shutterstock/ Magdalenagalkiewicz

Somos Igreja e assumir essa verdade já é um primeiro passo. Por isso, você é convidado(a)  em sua comunidade/paróquia a responder as perguntas que estão no documento preparatório  e no Vade Mecum, nessas duas instâncias é possível colaborar ou também você pode fazer suas contribuições à Secretária Geral do Sínodo dos Bispos. Além disso, da mesma forma que a Igreja está aberta a escutar a diversidade e não apenas quem pensa como ela. Somos convidados  a escutar não apenas quem pensa como nós, mas compreendermos que o outro pode nos ensinar a sermos melhores através da nossa diferença.

O Papa mesmo disse: "o caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja no terceiro milênio." Pela primeira vez, um Sínodo dos Bispos faz uma consulta à igreja universal e não exclusivamente aos bispos. Dessa forma, não podemos ficar de fora desse marco da história da Igreja. Combinado?

:: Curtiu esse post? Compartilhe com todos os seus amigos!

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...