Por Jovens de Maria Em Dica de Cinema

6 filmes clássicos indicados pelo Vaticano

Talvez você nunca tenha parado para imaginar um Papa parado em frente a uma TV assistindo a um filme somente por lazer. Mas, sim, até o sucessor de Pedro vê filmes. Prova disso é que, não muito raro, papas e o próprio Vaticano indicam filmes que, de alguma maneira, entendem trazer algum conteúdo importante para a vida cristã. Mas quais são estes filmes?

cinema_1

O Jovens de Maria começou com a lista dos clássicos! Em 1995, por ocasião dos 100 anos do cinema, o Vaticano divulgou 45 dicas de longas. São filmes clássicos que, mesmo antigos, podem ser uma ótima opção de lazer. Inclusive, foram obras de tanto sucesso que vários ganharem remakes e séries atuais sobre as temáticas. Destas, separamos 6 filmes, confere aí:

1- Ben-Hur
Sinopse: Em Jerusalém, no início do século I, vive Judah Ben-Hur (Charlton Heston), um rico mercador judeu. Mas, com o retorno de Messala (Stephen Boyd), um amigo da juventude que agora é o chefe das legiões romanas na cidade, um desentendimento devido a visões políticas divergentes faz com que Messala condene Ben-Hur a viver como escravo em uma galera romana, mesmo sabendo da inocência do ex-amigo. Mas o destino vai dar a Ben-Hur uma oportunidade de vingança que ninguém poderia imaginar.

Adaptação: Em 2016, a Sony Pictures Entertainment adaptou o clássico para uma minissérie televisa. A adaptação contou com atores de séries renomadas como Emily VanCamp (Revenge), Kristin Kreuk (Smallville, Beauty and the Beast) e Joseph Morgan (The Originals). Assista ao trailer:

:: Assista ao trailer do filme original ::

Lançamento: Em setembro de 2016, a Paramount Pictures lançou um longa remake de Bem-Hur, estrelado por Jack Huston e Morgan Freeman.

2- Therese (1986)
Sinopse: O filme conta a história de Teresa de Lisieux, carinhosamente chamada pelos brasileiros de Santa Teresinha. Com seus apenas 15 anos, Teresa tinha o ardente desejo de ingressar em um convento de clausura de freiras carmelitas. A jovem chega até mesmo a ir ao Papa para fazer seu pedido de entrada no Carmelo. O longa mostra a jornada da menina decidida pelo Céu e as dificuldades da vida fora e dentro do Convento.

Indicação: Em 2004, um novo filme da vida de Santa Teresinha foi lançado. Dirigido por Leonardo Defilippis, o longa traz novamente a biografia da jovem carmelita, agora com produção mais moderna. Assista ao trailer:

3- Oito e Meio (1963)
Sinopse: Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) ainda não tem ideia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade.



Nova versão: Em janeiro de 2016, o projeto Clássica apresentou uma versão restaurada digital do longa que é tido como um dos dez melhores filmes da história do cinema de acordo com o British Film Institute. 

4- Fantasia (1940)
Sinopse: O terceiro filme de animação produzido pela Disney traz uma sequência de oito animações, contando com Mickey Mouse e outros personagens dos estúdios, acompanhadas por músicas clássicas. São as seguintes composições que fazem do filme: "Toccata e Fuga em Ré Menor", de Johann Sebastian Bach; "Suíte Quebra-Nozes", de Peter Llich Tchaikovsky; "O Aprendiz de Feiticeiro", de Paul Dukas; "Sagração da Primavera", de Igor Stravinsky; "Sinfonia Pastoral", de Ludwing Van Beethoven; "Dança das Horas", de Almicare Ponchielli; "Noite no Monte Calvo", de Modest Mussorgsky; e "Ave Maria", de Franz Schubert.

Continuação: Em 1999, o clássico da Walt Disney Pictures, voltou com seis novos segmentos. O Fantasia 2000 trouxe um toque a mais de tecnologia e, cada uma das sequências foi produzida por diretores e equipes criativas diferentes.

5- Little Women (1933)
Sinopse: Durante a Guerra Civil, uma mãe com quatro filhas passa por graves problemas financeiros, enquanto o marido está na frente de batalha. A mais intelectualizada das irmãs, que sonha ser escritora, é cortejada por um rico vizinho, mas quando este se declara ela o rejeita e vai morar em Nova York, onde se envolve com um professor. Mas quando chega a notícia de que o estado de saúde de uma de suas irmãs piorou consideravelmente, ela retorna para casa.

Outras versões: O filme é uma adaptação cinematográfica do livro de Louisa May Alcott. O indicado pelo Vaticano foi a primeira, a versão mais nova é de 1994 e ganhou no Brasil o título “Adoráveis Mulheres”. Assista ao trailer:



6- 2001: Uma Odisséia no Espaço
Sinopse: Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

Nova versão: Em 2014, o clássico ganhou uma versão digital que foi exibida nos cinemas do Reino Unido. Para o relançamento também foi feito um trailer especial, assista:

- Receba a Revista Jovens de Maria

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Dica de Cinema

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.