Por Diego Sávio Em Dica de Cinema

Dica de Cinema: Viva Cristo Rei!

Entre o céu e a terra
Entre a luz e a escuridão
Entre a fé e o pecado
Só se encontra o meu coração
Está Deus e só o meu coração

Com esses versos cantados inicia "Viva Cristo Rei!" (Cristiada ou The Greater Glory: the true story of cristiada, New Land films e Dos Corazones films, 2012) que adaptou para o cinema a verdadeira história dos cristeros (mexicanos que lutaram contra a Lei Calles em 1920, que tentou sufocar a liberdade religiosa no país).

imagens da internet
imagens da internet

Catedrais fechadas, padres e bispos expulsos, pessoas assassinadas e enforcadas, com seus corpos deixados pendurados às margens das estradas de ferro. Tudo isso ocorreu a partir de 1º de agosto de 1926, no México, depois da determinação do então presidente Plutarco Elías Calles, em nome da “preservação da dignidade do país, a liberdade de seu povo e os ideais imortais da revolução mexicana”. Isso levou os cristãos católicos a uma iniciativa: a Liga Nacional para a Defesa da Liberdade Religiosa, ou popularmente chamada de Cristeros.

Em meio a tantos personagens históricos como o General Enrique Gorostieta (ateu que se converte), Victoriano Ramirez (El Catorce), Padre Veja, Padre Cristóbal – mártires – também está José Luíz Sanchez del Río (beatificado pelo papa Bento XVI juntamente com outros mártires mexicanos em junho de 2005 e canonizado pelo Papa Francisco em outubro de 2016).

José Sanchez (interpretado por Mauricio Kuri) tinha 13 anos quando foi martirizado, e o filme traz isso de forma bem realista. Os gritos “Jesus, me dê forças!”, enquanto o carrasco tenta forçá-lo a entregar os cristeros, emociona, ainda mais sabendo que a história foi exatamente essa.

“Que é você se não estiver disposto a defender aquilo em que acredita?” É o questionamento em que o diretor Dean Wright e o roteirista Michael Love nos leva a fazer com o longa. Em tempos em que a história se repete muito próximo de nós é necessário nos perguntarmos: até onde iria por minha fé? Serão somente palavras?

Com um elenco de destaque, como Andy Garcia (Tempestade: Planeta em Fúria, 2017), Bruce Greenwood (Star Trek, 2009) e Oscar Isaac (X-men: Apocalipse, 2016), Cristiada nos propõe um olhar para a história para que também busquemos a coragem que vem da fé para declarar, sempre que for necessário: ¡VIVA CRISTO REI!

Assista ao trailer oficial de Cristiada (Viva o Cristo Rei!)


Escrito por
Diego Savio
Diego Sávio

Cantor católico e cinéfilo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Diego Sávio, em Dica de Cinema

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.