Por Jovens de Maria Em Especiais Atualizada em 30 OUT 2018 - 12H29

O que são os Corpos de Cera no Santuário Nacional?

Já parou pra pensar de onde veio a ideia de colocarem na Sala das Promessas do Santuário Nacional de Aparecida aqueles objetos de cera em forma de cabeças, braços, pés? E qual o significado de tudo isso? Se liga em mais uma Curiosidades de Aparecida!


Essa tradição, na verdade, nasceu ainda na Grécia Antiga e se espalhou por toda a Europa ao longo dos séculos. Com a colonização de Portugal, o Brasil acabou tomando pra si esse costume também de ofertar um objeto como sinal de uma graça alcançada por intercessão de algum santo.

Esses objetos, que podem ser de cera, representar um membro do corpo humano, ou ser qualquer outro tipo de objeto que seja significativo para o devoto, são chamados de ex-votos. O termo vem do latim ex-voto suscespto, que significa "por um voto alcançado".

No entanto, é importante destacar que o ex-voto não é uma troca com Deus. O devoto não é curado porque ofertou, ou vai ofertar, um objeto a Ele. Ao contrário, Deus faz uma promessa, Ele dispensa uma graça, e como sinal de gratidão, o fiel oferta um objeto de valor, ou simbólico, que testemunha ao mundo o poder e a misericórdia de Deus em sua vida.

Agora quando você vier ao Santuário Nacional, passe pela Sala das Promessas e contemple quantas pessoas foram alcançadas pela graça de Deus, por meio da intercessão de Nossa Senhora Aparecida!

:: Conheça os atletas que já deixaram objetos na Sala das Promessas


2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Especiais

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.