Juventude e relações afetivas é o tema do Curso de Verão de 2015 da PUC – São Paulo, que acontece entre os dias 06 e 14 de janeiro em Perdizes. Esse é um curso realizado em mutirão, onde pessoas, famílias, comunidades, movimentos populares e instituições educativas e religiosas colocam-se gratuitamente a serviço de sua preparação ao longo do ano e de sua realização na PUC de São Paulo. O curso tem caráter nacional, organizado para um grande número de participantes.
O Curso de Verão é um programa de formação popular no campo sócio-político-cultural, a partir da realidade e seus desafios, à luz da Bíblia, Teologia e Pastoral e do empenho na transformação da sociedade. É um espaço ecumênico e inter-religioso de convivência, partilha de vida, intercâmbio de experiências, celebração e compromisso. Com especial atenção aos jovens, acolhe participantes de todas as idades e proveniências, empenhados na busca da compreensão e respeito entre mulheres e homens, no esforço para transformar as pessoas e a sociedade, na linha da justiça, solidariedade e salvaguarda do meio ambiente.
Alguns temas a serem discutidos são: a banalização das relações afetivas, com sua superexposição nas redes sociais; a fragilização da família; a exploração do corpo feminino na publicidade; os preconceitos e discriminações no campo da sexualidade; o inveterado machismo e patriarcalismo de nossa sociedade e o tráfico de pessoas e de órgãos humanos constituem afronta à dignidade humana, que a reflexão ética é chamada a enfrentar.
Com este tema desafiador das relações afetivas (2015), o Curso de Verão completa o triênio de estudos voltados para a juventude. Em 2013, foi abordada a temática das Redes digitais e, em 2014, Juventudes em foco, com o exame das políticas públicas inclusivas em educação, trabalho e cultura.
Veja abaixo alguns conteúdos e assessores:
- Corporeidade e identidades: mapeando o universo da sexualidade humana e das relações afetivas
Ana Cristina Canosa: psicóloga, terapeuta e educadora sexual; coordenadora e professora do Curso de Pós-Graduação em Educação Sexual do UNISAL.
- Relações afetivas, sexualidade e família no horizonte da reflexão ética
Edward Guimarães: teólogo, professor do Departamento de Ciências da Religião da PUC Minas, coordenador do CESTEP (Centro Superior de Estudos Teológicos e Pastorais) e João Batista Libânio: teólogo e escritor, professor da FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia).
- CF. 2015 – TEMA: Fraternidade, Igreja e Sociedade - Lema: Eu vim para servir (Mc 10, 45)
Pedro Ribeiro de Oliveira: sociólogo, professor do Mestrado em Ciências da Religião da PUC-Minas, membro de ISER-Assessoria e da coordenação do Movimento Nacional Fé e Política.
- Viver a sexualidade como caminho espiritual
Marcelo Barros: Monge beneditino, biblista, teólogo e escritor. Membro da Comissão Teológica da ASETT (Associação Ecumênica de Teólogos do Terceiro Mundo) e do CEBI.
Serviço
Local do Curso: PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – SP
Endereço: Rua Ministro Godoy, 969 – Perdizes – São Paulo – SP
Mais informações: entrar na Página do CESEEP, Curso de Verão 2015, na PUC-São Paulo - https://novo.ceseep.org.br/?page_id=146
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login