Por Laura Galvão Em Notícias Atualizada em 30 SET 2019 - 08H42

A crescente juventude da RCC, que vai do espiritual ao social

“Um dos pontos que sempre se falavam a respeito da Renovação Carismática Católica é que não havia uma ação social por parte do movimento. Hoje, a gente vê o vasto trabalho no campo social que o jovem da RCC e as demais expressões de espiritualidade carismática têm. Eles desenvolvem ações com excelência e chegam a lugares aonde ninguém vai”, é o que constata Pe. Toninho Ramos, assessor da Comissão para a Juventude da CNBB.

Ele e mais de 300 jovens se reúnem de hoje até domingo (27 a 29), no Santuário Nacional de Aparecida, para a Conferência Nacional de Líderes Juvenis da Renovação Carismática Católica (RCC).

Ministério Jovem - RCCBRASIL
Ministério Jovem - RCCBRASIL


Durante o final de semana, os jovens receberão uma série de formações com temáticas humana, espiritual e social.

“Estamos trabalhando o eixo da Formação Integral: o primeiro é o encontro comigo mesmo; depois, a relação com Deus; com o outro; com a comunidade e o quinto que é o eixo Política e Ecologia, que fala sobre como o indivíduo cristão se prepara, em contexto político, para discutir sempre em defesa da vida (aí entra a criação das políticas públicas, sempre em vista do bem comum), e do Meio Ambiente, que é Criação de Deus. Esses cinco eixos dão uma base para o indivíduo se realizar como pessoa, mas também como cristão para a transformação do mundo, explica Pe. Toninho.

Segundo Daniele Almeida, coordenadora nacional do Ministério Jovem da RCC, o objetivo do evento é trabalhar o jovem de maneira integral:

“Quando a RCC se preocupa em não cuidar somente da vida espiritual do jovem, mas de sua vida como um todo, a gente forma uma juventude amadurecida e preparada para poder servir a Igreja e a Sociedade. Então, queremos entregar pra Igreja uma liderança pronta e que possa atuar nas diversas dimensões pastorais”.

Para Pe. Toninho, há um crescimento significativo da juventude da RCC e um amadurecimento importante na formação e sua relação com a fé.

“Hoje se percebe a juventude da RCC extremamente atenta, buscando capacitação, produzindo material, compreendendo melhor o seu papel na sociedade como discípula-missionária e, ao mesmo tempo, dando fundamento à sua experiência espiritual neopentecostal, que é uma riqueza muito grande dentro da Igreja. Temos uma juventude com uma qualidade muito grande, porque ela tem uma base espiritual muito bem alicerçada e que agora desenvolve essa base política teórica com muito mais capacidade, conclui.

A Conferência acontece no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida e conta com a participação de jovens líderes dos Ministérios Jovem e Universidades Renovadas da RCC de todas as regiões do país.

Além dos padres membros da Comissão Episcopal para Juventude da CNBB, as formações também serão ministradas por uma equipe mexicana que representa o Conselho Latino-Americano da RCC.

A cobertura do evento pode ser acompanhada pelos canais oficiais de comunicação da Renovação Carismática Católica do Brasil.

Curtiu essa matéria? Compartilhe com seus amigos!
É só clicar no botão do Whatsapp ou demais redes sociais, logo abaixo do título.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laura Galvão, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.