Por Jovens de Maria Em Notícias

Abertas as inscrições para o Enem 2014

enem_2015_inscricoesNesta segunda-feira, 12, o Ministério da Educação (MEC), abre as inscrições para o próximo Exame Nacional do Ensino Médio – prova utilizada como ingresso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que dá acesso à maioria das instituições públicas do país.

O Enem também facilita o ingresso nas universidades privadas para os jovens que estudaram em escolas públicas e que têm renda mensal de até três salários mínimos por pessoa da família. Esses podem usar a nota da prova para ter acesso ao programa de bolsas de estudo ProUni. Segundo a presidenta Dilma Rouseff, o programa já concedeu 1,4 milhão de bolsas integrais ou parciais.

O Enem também ajuda para a contratação do Fies, programa de financiamento estudantil que oferece crédito para quem quer estudar em universidades privadas.

Outro programa que usa a nota do Enem para selecionar estudantes que queiram fazer intercâmbio para universidades fora do Brasil é o Ciência sem Fronteiras. Até o final do ano, o programa fará duas seleções, uma em setembro e outra até o final de dezembro, como contou Dilma.

A quinta oportunidade para os jovens aproveitarem a nota do Enem é o Pronatec, programa de acesso a cursos técnicos de nível médio, que neste ano ofereceu 300 mil vagas aqueles que concluíram o Ensino Médio e fizeram a prova de seleção do Sisutec, Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica.

7,1 milhões de brasileiros se inscreveram no Enem do ano passado, e os números para 2015 podem ser ainda maiores. As provas serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro em 1.699 cidades de todo o Brasil.

As inscrições devem ser feitas pelo site enem.inep.gov.br.

6 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.