Por Jovens de Maria Em Notícias

Alpha: um método inovador de evangelização

alpha

Com o objetivo de dar a oportunidade a cada pessoa para ter um encontro pessoal com Jesus, jovens de grandes capitais brasileiras já completaram suas formações ou estão em andamento com o Alpha: um método de evangelização que teve origem na Igreja Anglicana e que vem sendo acolhido pela Igreja Católica em diversas paróquias, com a proposta de reavivar a fé dos que se afastaram da Igreja.

A dinâmica do Alpha consiste em doze encontros entre jovens para momentos de confraternização com uma refeição (almoço, jantar ou lanche), uma palestra sobre a fé cristã e uma discussão em grupos pequenos nos quais os participantes ficam à vontade para expressarem suas opiniões e ideias. Esta é uma oportunidade para integrar jovens católicos para que se beneficiem de uma fé renovada e mais dedicada.

Segundo o treinador da equipe Alpha Brasil, Cristian Daniel Suárez Posada, somam mais de 24 milhões de pessoas no mundo inteiro que já completaram suas as formações. “O Alpha faz discípulos e as pessoas se tornam discípulos quando têm um encontro com Jesus e experimentam o Espírito Santo. Como dizia São João Paulo II: ‘Os melhores evangelizadores para os jovens são os próprios jovens’ e por isso o conteúdo das formações se dirige principalmente a pessoas que estão longe da Igreja ou que são novas na fé”, explica.

Inspirado na primeira palavra do alfabeto grego, “Alpha” é o primeiro anúncio à fé cristã, sendo eficaz como parte de um programa integral de evangelização e catequese da paróquia, realizado uma ou duas vezes por ano, seguido por um curso ou programa de acompanhamento.

Exclusividade para os jovens brasileiros

Além dos materiais tradicionais, o método no Brasil dispõe de uma série de vídeos relevantes, divertidos e com conteúdo jovem, criado e produzido especialmente para atingir também um público de todas as idades. “Cada um dos doze episódios contém histórias, ilustrações e temas interessantes para debate, que ajudam os jovens a pensarem através de quaisquer questões relacionadas às suas vidas”, explica Cristian.

Para aqueles que desejam participar ou até mesmo realizar o Alpha em sua paróquia, deve entrar em contato pelo e-mail: brasil@alpha.org. O site brasil.alpha.org contém materiais de formação cristã para download, filmes e outras notícias. 

Fonte: Jovens Conectados

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.