Por Jovens de Maria Em Notícias Atualizada em 26 FEV 2020 - 08H54

Carlo Acutis: um jovem testemunho de santidade dos nossos dias, rumo à beatificação

Em 12 de outubro de 2006, um jovem italiano de apenas 15 anos, perdeu a batalha contra a leucemia. Carlo Acutis, entretanto, não foi um adolescente comum. Apaixonado pela vida dos santos e pelos milagres eucarísticos, Carlo foi declarado “venerável” em 2018 pelo Papa Francisco.

Na última sexta-feira (24), entretanto, o Papa Francisco autorizou a Congregação para as Causas dos Santos a promulgar o Decreto relativo às virtudes heroicas do Servo de Deus. Seu lema era: "Todos nascem como originais, mas muitos morrem como fotocópias". Para ele, toda pessoa nasceu como um ser único e irrepetível.

carloacuti.org
carloacuti.org
Nenhuma legenda adicionada


Este, que é o
primeiro passo para a sua beatificação, lhe foi concedido devido à sua bela história e testemunho, hoje propagados por sua mãe, Antonia Salzano.

Antonia conta que, graças ao seu “pequeno salvador”, como ela costuma se referir ao filho, tem conseguido trazer muitas pessoas para mais perto da fé. Ela própria diz que aprendeu do filho o amor por Jesus Eucarístico.

Até o fim da vida, Carlo costumava dizer que oferecia as suas dores físicas a Deus pelo Papa e pela Igreja. Sua mãe afirma: “Para mim, o Carlo foi um pequeno salvador que me levou a seguir um caminho especial. Um caminho em que eu prossigo. Tento espalhar o legado dele, especialmente a exposição sobre os milagres eucarísticos, que vem percorrendo os cinco continentes e ajudando tantas pessoas”.

Ela conta que Carlo, seu “pequeno gênio da computação”, frequentava a Santa Missa todos os dias e levava uma vida, ao mesmo tempo, normal e extraordinária. Sempre dedicado ao estudo, à família, ao voluntariado em benefício de crianças e idosos e, destacadamente, à vivência de uma fé real e autêntica. “Eu estava afastada, cresci numa família laica, assim como acho que milhões de pessoas. Ter esse filho que me fazia perguntas insistentes sobre a fé me obrigou a refletir. Foi um motivo para me aproximar da Igreja e dos sacramentos”, diz a mãe do jovem.

Entre muitos testemunhos compartilhados com a mãe em sua batalha contra a doença, Carlo disse: “Mamãe, não tenha medo, porque, com a Encarnação de Jesus, a morte virou vida e nós não temos que tentar escapar dela. Na vida eterna, algo extraordinário espera por nós”. Reafirmando seu propósito de seguir na contramão da maioria dos jovens de sua idade, costumava também dizer: “Todos nascem originais, mas muitos morrem como fotocópias”. Sobre essa afirmação, a própria mãe hoje comenta: “Jesus nos dá os sacramentos para não morrermos como fotocópias. Ele se doa através da Eucaristia, Deus em pessoa; Seu corpo, sangue, alma e divindade”.

O site Miracoli Eucaristici foi elaborado pelo próprio Carlo e aborda os milagres eucarísticos, aos quais ele dedicou sua breve passagem por este mundo.

A mãe de Carlo é a principal embaixadora deste trabalho: “É um grande sinal que, sem dúvida, vai ajudar muitas pessoas que querem se aproximar com sinceridade de nosso Senhor; pessoas que, vendo esses sinais, eu acredito que possam encontrar o significado da sua fé. Carlo foi uma semente, ou melhor, ele lançou uma semente com esta exposição sobre os milagres eucarísticos”.

No último dia 23 de janeiro de 2019, o Pe. Marcelo Tenorio, vice-postulador da causa de canonização do venerável Carlo Acutis, comunicou que o corpo do jovem italiano, falecido em 12 de outubro de 2006, foi encontrado incorrupto.

O fato surpreendente foi constatado devido ao rito da “elevatio” do corpo de Carlo Acutis. Trata-se da cerimônia de reconhecimento dos restos mortais pela Congregação para as Causas dos Santos e faz parte do processo de canonização, que inclui a exumação dos restos mortais para a sua posterior transferência a um local público de veneração. Em geral, a “elevatio” ocorre quando a pessoa em processo de canonização é “elevada”, de “venerável” a “serva de Deus”, título que em breve deverá ser concedido ao pequeno divulgador de Cristo na Eucaristia.

Em mensagem publicada pelo sacerdote em suas redes sociais, Padre Tenorio afirma:

Caríssimos, recebi hoje da mãe de Carlo Acutis a feliz notícia de que o corpo do venerável jovem, que morreu dando a vida pelo Papa Bento XVI, está INTACTO.

Para nós que o amamos e divulgamos sua vida é um momento de imensa emoção e alegria. Vi as fotos, mas não posso divulgar.
Seu corpo será levado para o convento dos capuchinhos, em Assis, e de lá, em tempo oportuno, transladado para antiga Igreja de Santa Maria Maior, na mesma Assis.

Te Deum laudamus. Te Dominum confitemur!

Pe. Marcelo Tenorio
Vice postulador

Queremos nós também nos unir em prece por este jovem, para que seu testemunho continue ecoando pelo mundo e tocando os corações de muitas pessoas, em especial de outros jovens como ele, para despertar o amor pela Eucaristia.

Prece oficial para solicitar a Beatificação e a Canonização do Venerável Carlo Acutis:

Ó Pai,
que nos deu o testemunho apaixonado
do jovem Venerável Carlo Acutis,
que fez da Eucaristia o centro de sua vida
e a força de seu empenho diário
porque mesmo os outros Te amaram acima de qualquer coisas,
faça com que possa ser em breve
considerado um dos Beatos e Santos de Sua Igreja.

Confirme minha Fé,
alimente minha Esperança,
revigore minha Caridade,
à imagem do jovem Carlo
que, ao crescer com estas virtudes,
agora vive perto de Você.

Conceda a graça que tanto desejo...

Confio em Você , Pai,
e em Seu amadíssimo Filho Jesus,
na Virgem Maria, nossa doce Mãe,
e na intercessão de Seu Venerável Carlo Acutis.

Pai-nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

Fonte: Gaudium Press/ Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...