"Como fazer que o jovem, conhecendo e abraçando sua realidade, possa descobrir em Cristo a luz e a resposta do porquê de sua vida?", é a inquietação que a Igreja colombiana pretende resolver com o Congresso Nacional da Juventude que será realizado no país em 2015.
Sobre esta questão, além dos preparativos para este Congresso, fez referência o Padre Wilinton Torres Pulido, diretor do Departamento de Estado Laical da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), que foi entrevistado pelo Departamento de Comunicações do organismo eclesial.
De acordo com o sacerdote, o principal interesse da Igreja é o de continuar apoiando a juventude em sua busca de Fé: "Queremos seguir acompanhando aos jovens, estar com eles em seus sofrimentos, alegrias, tristezas, angústias. Poder acompanhá-los de perto, porque sabemos que nossos jovens são o presente e o futuro de um país. E levando a Cristo se leva muita, muita vida".
Para isso, a partir do Episcopado Colombiano se vem animando um processo nas regiões e jurisdições eclesiais para que se recupere a memória histórica da Pastoral Juvenil e com ela construir um projeto que guiará a Pastoral no próximo triênio 2015-2018, um plano que justamente será o epicentro do Congresso que ocorrerá em 2015.
"Nós tomamos um material da memória histórica convidando a todas as regiões e as dioceses, para que renovem e continuem com esta memória, porque se não há memória histórica é difícil seguir construindo história (...) Então tomamos a memória histórica, que é a primeira tarefa. Segundo, reelaboramos um material, um subsídio que irá ajudar a descobrir em cada uma das regiões e das dioceses qual é a sua realidade", explicou o Padre Torres Pulido.
Além disso, como preparação ao Congresso Nacional da Juventude nas diferentes jurisdições se vem levando a cabo os pré-congressos. Como comentou o Departamento de Comunicações da CEC o Padre Torres: "Neste momento as regiões estão preparando já os pré-congressos (...) Queremos continuar e dinamizar esses jovens que estão buscando o caminho que é Cristo, a via que os leve a sentir que estão vivos e que todas essas energias que tem dentro podem colocá-las a serviço dos demais (...) sendo chispa de uma cultura de vida que está reclamando jovens que levem a Cristo a outros jovens".
Para dispôr o que será o Congresso Nacional, em fevereiro de 2015 fará um encontro com os delegados da Pastoral Juvenil onde se colocará em comum os passos que adianta cada região e Diocese. "Será um encontro muito especial para recolher o processo que temos levado a cabo, os frutos que entre todos se tem recolhido", comentou o diretor do Departamento de Estado Laical.
Já no Congresso, que será realizado em julho, se recolherão "todas as diretrizes 2015-2018 e as ferramentas que nós teremos em conta para poder acompanhar aos jovens".
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login