Por Jovens de Maria Em Notícias

ENJMC: desafios da juventude e o projeto #Rota300

O Encontro Nacional de Jovens dos Movimentos e Novas Comunidades (ENJMC) recebeu na quarta-feira (15), a presença do responsável do Setor Jovem do Conselho Pontifício para os Leigos do Vaticano, padre João Chagas.

padre_joao

Com o tema, Os desafios da juventude no mundo contemporâneo o padre apresentou um panorama com os movimentos que a Igreja Católica fez para alcançar a juventude, sobretudo na década de 80, no pontificado do Papa João Paulo II. Ainda na mesma época, o papa convocou dois encontros mundiais de juventude, em 1984 e 1985, que daria origem às Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ). “A Igreja tinha muitas coisas para passar aos jovens, assim como os jovens tinham muitas coisas para passar para a Igreja e esses encontros proporcionaram essa troca”, disse padre João.

A partir da institucionalização das JMJ’s, a Igreja Católica passou a observar algumas dimensões dos desafios encontrados pela juventude como o material, emocional e familiar. Dentro dessas dimensões estão inseridas questões como a sexualidade, os projetos de vida, a violência, o extermínio de juventude e o medo. “Na Bíblia, a referência a não ter medo é citada cerca de 365 vezes, daí vocês podem perceber o peso que essa palavra tem”, afirmou padre João, alertando que um dos desafios da juventude hoje é o medo de fracassar.

Para o padre, o medo e a falta de confiança em si fazem com que o jovem não se sinta como um agente de mudança e transformação dentro da sociedade. Para isso é necessário “que os líderes que estão em contato com esse jovem, mostrem que nós (Igreja) estamos ao lado dele” e devem “mostrar que ele tem valor aos olhos de Deus”, ressaltou ele.

Ao final, o responsável do Setor Jovem do Conselho Pontifício para os Leigos destacou que os movimentos e as novas comunidades têm uma tarefa primordial que é “encontrar unidade na diversidade, criando agendas em comum”. Uma dessas agendas é a JMJ que desde o início sempre contou com a dedicação dos movimentos e comunidades da Igreja.

Apresentação do #Rota 300

dom_vilson_bassoApós a palestra de padre João, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Vilsom Basso, apresentou aos participantes do Encontro nacional de Jovens dos Movimentos e Novas Comunidades, o projeto “300 anos de bênçãos com a mãe Aparecida, juventude em missão”, o #Rota 300.

O projeto, lançado oficialmente no mês de Abril, em Aparecida/SP, destaca determinados eixos pastorais nas diretrizes para a juventude católica no Brasil: postura e experiência missionária; quantidade e qualidade de assessores; estruturas de acompanhamento; e espaços propriamente juvenis.

Dom Vilsom esclareceu que, nos próximos quatro anos a evangelização para a juventude no Brasil se baseará no projeto “Rota 300” e reforçou a importância do trabalho de cada expressão juvenil na concretização do mesmo. “Na Igreja Católica no Brasil, o seu emprego está garantido até 2019”, afirmou.

O bispo ainda falou sobre a importância da unidade dos movimentos e novas comunidades nos trabalhos direcionados à formação e missão dos jovens: “Nós temos o nosso particular e o nosso carisma, mas todos nós temos a nossa diocese, nós somos Igreja”.

O Encontro Nacional de Jovens dos Movimentos e Novas Comunidades acontece de 14 a 19 de julho, em Belém (PA), e conta com mais de 40 expressões de todo país.

Fonte: Jovens Conectados

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...