Por Redação A12 Em Notícias

Jornada da juventude acontece neste domingo nas Dioceses de todo o Brasil

Jovens de todo o Brasil se preparam para a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), que é a Jornada Mundial da Juventude realizada em âmbito diocesano.

Jornada da JuventudeO tema proposto pelo Papa para ser trabalhado na Jornada em 2014 foi a 5ª bem-aventurança: “Bem-aventurado os pobres em espírito” (Mt 5,7). Em 2015, a intenção de Francisco foi continuar essa reflexão. Portanto, ele escolheu como tema a 6ª bem-aventurança: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5,8).

“Continuamos a nossa peregrinação espiritual para Cracóvia, onde em julho de 2016 se realizará a próxima edição internacional da Jornada da Juventude. Como guia do nosso caminho, escolhemos as bem-aventuranças evangélicas. No ano passado, refletimos sobre a bem-aventurança dos pobres em espírito, inserida no contexto mais amplo do Sermão da Montanha. Juntos, descobrimos o significado revolucionário das bem-aventuranças e o forte apelo de Jesus para nos lançarmos, com coragem, na aventura da busca da felicidade”, afirmou o Papa Francisco, na mensagem para a próxima JMJ, lançada no dia 17 de fevereiro deste ano.

A cada ano os jovens são convocados a celebrar a JDJ em seu grupo jovem, paróquia e nas mais diferentes expressões juvenis em sintonia com a Diocese e com o Papa. A Jornada Diocesana da Juventude também aproxima o jovem da Campanha da Fraternidade 2015, que este ano tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45).

 Faça aqui, o download do subsídio da Jornada Diocesana da Juventude 2015.

Jornada diocesana
A JDJ, sendo a dimensão diocesana da JMJ, surgiu já em 1985, quando o então Papa João Paulo II instituiu a JMJ. No Brasil, ela ganhou força em 2014, após a realização da JMJ no Rio de Janeiro, em 2013. O intuito é um encontro anual para preparar para a Jornada Mundial, que ocorre a cada três anos, e assim aprofundar o encontro com Cristo e o comprometimento com o Evangelho.

Para isso, as dioceses do Brasil se reúnem no Domingo de Ramos ou em uma data próxima para, juntos, refletirem a mensagem do Papa. Mas a proposta da JDJ é ir além do próprio Domingo de Ramos e se estender durante a Quaresma, se desenvolvendo como a Campanha da Fraternidade, baseada em um subsídio, para que os jovens possam se valer deste período, que é voltado à reflexão.

Assim, a JMJ vai sendo preparada desde cedo, para que não seja um único encontro, mas um compromisso contínuo com Cristo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.