Por Jovens de Maria Em Notícias

Jovens de movimentos e novas comunidades irão participar de Encontro Nacional, em Belém do Pará

encontro_300x300A segunda edição do Encontro Nacional de Jovens Líderes dos Movimentos e Novas Comunidades (ENJMC) vai ter um clima amazônico, gosto de açaí e intercessão de Nossa Senhora de Nazaré. Isto porque ele vai acontecer na região norte do Brasil, em Belém, capital do Pará, de 14 a 19 de julho, e reunirá jovens e assessores de expressões de todo país.

O evento é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ) da CNBB e terá como tema “Saiamos para anunciar a vida de Jesus Cristo”, inspirado na Exortação Apostólica do Papa Francisco, Evangelli Gaudium. Já a iluminação bíblica foi retirada do Evangelho de São Marcos: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).

Cada movimento e nova comunidade poderá inscrever até 15 jovens líderes da expressão, entre 18 e 29 anos, e mais dois assessores adultos que, juntos, irão refletir sobre a evangelização juvenil no Brasil por meio destes novos carismas suscitados pelo Espírito Santo na Igreja. A expectativa é de 700 participantes, além de bispos e convidados de todo país.

De acordo com o assessor nacional da Comissão para a Juventude e coordenador-geral do ENJMC, padre Carlos Sávio Ribeiro, esta será uma grande oportunidade dos líderes de diferentes lugares trocarem experiências, conhecerem novos carismas, além de conhecerem também a realidade da Igreja na região norte. “Tivemos, recentemente, a Missão Jovem na Amazônia, quando jovens de todo país foram até realidades, inclusive entre os indígenas, pouco conhecidas por outros jovens brasileiros. Deste modo, o Encontro Nacional, em Belém, vai favorecer que conheçam também uma outra face da Igreja na Amazônia”, explica.

Inscrições e acolhida

Os movimentos e novas comunidades já representadas junto à CEPJ receberão, por e-mail, o convite e procedimento para realizar a inscrição. Esta deverá ser realizada por um coordenador do grupo a ser enviado, de 1º a 30 de abril, de acordo com as instruções repassadas. Apenas serão aceitas inscrições de até 15 jovens líderes por expressão, entre 18 e 29 anos, e mais os dois assessores adultos.

A organização do ENJMC ressalta que o traslado para o alojamento e local do evento é de inteira responsabilidade do participante. Contudo, equipes de acolhida ficarão de plantão no aeroporto e rodoviária para recepcionar os jovens e fornecer informações sobre o deslocamento até os locais de hospedagem e do evento, pontos turísticos, referências na cidade etc.

Caso o participante não usufrua da hospedagem fornecida pela organização, será necessário informar no ato da inscrição.

Programação        

Os jovens e assessores viverão dias intensos de atividades no ENJMC. Com uma programação diversificada, os participantes terão atividades formativas, missionárias e culturais. Além de palestras, Missas e Adoração, eles poderão conhecer mais a realidade da Igreja na Amazônia, as experiências de missões realizadas pela Arquidiocese de Belém, participar de shows e saber mais sobre a rica história da capital paraense que, atrai, todos os anos, no mês de outubro, cerca de dois milhões de pessoas para o Círio de Nazaré.­­

A fim de facilitar o cumprimento desta agenda de atividades, os jovens receberão cartões de transporte para o deslocamento dentro da cidade. Os cartões corresponderão a quatro viagens diárias (já sendo previstos os locais de visita), no valor unitário de R$2,50. Não haverá custo adicional para aquisição do cartão e créditos, mas caso o participante utilize a cota fornecida antes do término do evento, o mesmo será responsável por arcar com as passagens restantes. Após a utilização dos cartões, estes deverão ser devolvidos aos voluntários do ENJMC pois são reutilizados em projetos assistenciais da Prefeitura de Belém.

Durante os dias de evento, os jovens terão ainda a oportunidade de trocar experiências e partilhar sobre o carisma de seu movimento ou nova comunidade e os trabalhos desenvolvidos Brasil afora. E para melhor representatividade dos estados e expressões, a organização convida os jovens a levarem bandeiras dos estados e faixas ou cartazes da expressão e, caso desejem, instrumentos musicais para momentos de integração e descontração.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.