As principais vítimas da violência no trânsito são jovens entre 20 e 29 anos, tanto no Brasil quanto no Distrito Federal. Uma combinação de fatores, como inexperiência, imprudência e consumo de álcool, tornam esse grupo um dos mais vulneráveis às mortes no asfalto.
Das 211 pessoas que perderam a vida nas vias do DF entre janeiro e junho de 2014, 26,5% (56) estavam dentro dessa faixa etária, segundo o Departamento de Trânsito (Detran). O número de homens mortos é três vezes maior do que o de mulheres — 161 contra 50 do sexo feminino.
Durante todo o ano de 2012, foram 392 óbitos — 26,7% (105) entre jovens. Em 2013, o número chegou a 357 — 25,7% (92) entre 20 e 29 anos.
O comportamento de risco associado ao consumo de álcool por jovens paulistas foi explorado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O estudo apontou que a irresponsabilidade pode começar antes da balada, pois 56% dos entrevistados disseram que já saem de casa com a intenção de ficarem embriagados.
A pesquisa apontou também que 57% dos jovens já pegaram carona com alguém que bebeu antes de dirigir. O mais grave é que quase um terço dos jovens admitiu dirigir depois de ingerir bebida alcoólica. Essa realidade, no entanto, não é exclusiva de São Paulo. No Distrito Federal, os jovens têm resistência em cumprir a Lei Seca, mesmo seis anos após a regra entrar em vigor.
Dicas de Segurança
Se você é um jovem motorizado ou vive pegando carona com motoristas mais novos, vale a pena ficar atendo em algumas situações:
- Não dirigir com excesso ou escassez de luz;
- Evitar dirigir em condições adversas de tempo;
- Estar atento à situação das estradas;
- Não usar o celular enquanto estiver dirigindo;
- Passageiros devem ter cuidado para não atrapalhar o motorista;
- Sempre ter por perto um óculos de sol;
- Jamais dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas e/ou medicamentos que atrapalhem a concentração e o reflexo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login