Por Jovens de Maria Em Notícias

Jovens são convidados a direcionarem o Sínodo dos Bispos

Papa Francisco primeira Congregacao Geral do Sinodo dos Bispos

Já imaginou ser o centro das discussões da Igreja? Em 2018 isso acontecerá! Os bispos se reunirão em Roma para o Sínodo dos Jovens que irá acompanhar a juventude em seu modo de vida em direção à maturidade. Os jovens terão participação ativa nas sugestões das diretrizes dos temas que serão abordados. A Igreja quer conhecer a realidade, necessidades e anseios dos jovens de cada região do mundo.

Assim como aconteceu no Sínodo da Família, na fase de consulta ao povo de Deus, haverá questionário e consulta online aos jovens do mundo inteiro que poderão responder sobre suas expectativas e vida. Também haverá perguntas específicas e divididas por continente.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a versão impressa, em português do Brasil, do documento preparatório para a XV Assembleia Geral Ordinário do Sínodo dos Bispos, que terá como tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’. Na publicação está disponível um questionário que todas as paróquias devem receber para avaliar a proposta apresentada pelo Santo Padre e comentar sobre suas expectativas e vida.

Por isso, é importante aprofundar-se no texto preparatório para direcionar as propostas que poderão ser abordas e discutir na sua comunidade qual a melhor forma de responder ao questionário oferecido no subsídio.

O texto está organizado em três partes: ‘Os jovens no mundo de hoje’; ‘Fé, discernimento, vocação’ e ‘Ação pastoral’. Ele é direcionado ao Sínodo dos Bispos, ao Conselho das Igrejas Orientais Católicas, às Conferências Episcopais, à Cúria Romana e à União dos Superiores Gerais.

Sínodo dos Jovens

O Sínodo dos Jovens destina-se a acompanhar a juventude em seu modo de vida em direção à maturidade. A Igreja espera que através de um processo de discernimento bem orientado, os jovens possam descobrir o seu projeto de vida e realizá-lo com alegria, abrindo-se ao encontro com Deus e com os homens, e participando ativamente na edificação da Igreja e da sociedade.

O tema escolhido pelo Papa, 'Os jovens, a fé e o discernimento vocacional', expressa a preocupação pastoral da Igreja com os jovens, em conformidade com as reflexões das assembleias sinodais recentes sobre a família, além do conteúdo da exortação Amoris Laetitia.

Na carta de divulgação, o Francisco pede que a juventude “não tenha medo de escutar o Espírito que vos sugere escolhas ousadas". O Pontífice também recordou uma das palavras de Jesus aos discípulos, que lhe perguntavam: “Rabi, onde moras?”. Ele respondeu: “Vinde e vede!”. “Jesus dirige o seu olhar também a vós, convidando-vos a caminhar com Ele”, destacou o pontífice.

:: Sínodo dos Jovens: Vaticano apresenta documento preparatório

 

1 Comentário

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...