Por Douglas Maciente Em Jumi

A Juventude na Igreja

 jumi_atividade1_caminhada
 

Existem muitas divergências para se definir a juventude, não temos uma regra fixa ou determinada. Segundo a Constituição Brasileira, esta fase vai dos 12 aos 18 anos, já pela ONU, Organização das Nações Unidas, abrange idade entre os 15 e 24.

Estudos realizados na Universidade britânica de Kent, na Inglaterra, diz que só após os 35 anos, que passamos da juventude para a chamada ‘meia idade’. E ainda neste debate, em Portugal, esta etapa se limita aos 29 anos. Já vimos que cada povo, cada cultura têm a sua própria ‘definição’ sobre o assunto.

Uma música mundialmente conhecida diz: “Se você é jovem ainda, amanhã velho será”. Ou seja, só fica velho quem quer, a juventude e a velhice não tem a ver só com a idade. Velho é o estado de espírito. Nosso Papa Francisco afirmou durante a JMJ no Rio de Janeiro que: “todo aquele que tem Cristo no coração é jovem!”

Seguindo esta linha, junto ao Ano da Misericórdia, o Papa lançou esta missão, de trazer e reunir toda essa juventude para a igreja, sem restrições. Por isso que Santuário Nacional criou e desenvolveu o projeto JUMI, que você já conhece. Em nossos eventos temos o objetivo, de partilhar e unir toda força desta juventude, para um futuro melhor. Para nos aproximar ou reaproximar de Deus. A peregrinação é um sinal característico no Ano Santo!

Caminhar para a Fazenda da Esperança nos lembra que a Juventude é a esperança de um futuro com mais justiça, valores cristãos e solidariedade. A Fazenda é um espaço que testemunha a recuperação de muitos jovens.

 

Caminhadas e peregrinações fazem parte do convite do Papa Francisco, no Ano Jubilar da Misericórdia. “Caminhar na estrada da Salvação, estrada que Jesus nos ensinou”.

Temos muitos inscritos na ‘Caminhada da Esperança’, jovens que participam de encontros, grupos e da própria comunidade, como a Cláudia de Faria, 25, assistente administrativa, que está muito feliz com essa iniciativa do Santuário, em abrir eventos para a juventude.

Cláudia faz parte do Movimento dos Focolares, sabe da importância que a juventude têm na Igreja, e como isso contribui para o crescimento pessoal e humano, nesta fase importante de nossas vidas. Ela nos contou, que foi através da internet, que sua amiga Rafaela descobriu o evento. No mesmo dia já fizeram suas inscrições, e convidaram outras amigas pelas redes sociais. Algumas também se animaram para participar, todas elas são de Passa Quatro – MG.

Ela se refere a uma frase do Papa João Paulo II, que diz: “A igreja só será jovem, quando o jovem for igreja”. E aproveita para incentivar outros jovens, a também participarem de eventos como estes.

 

 

X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Douglas Maciente, em Jumi

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.