Por Jovens de Maria Em Notícias

Mais de 3 mil universitários romanos peregrinam a cidade italiana de Orvieto

orvieto

Animando aos jovens a redescobrir a beleza da Eucaristia, a Diocese de Roma realizou no último sábado, 08 de novembro a 12ª peregrinação dos universitários romanos a Orvieto, onde em 1264 ocorreu o milagre eucarístico pelo qual se instituiu a festividade de Corpus Christi. Sob o lema "Eucaristia e novo humanismo - Não tinham mais que um pão", a romaria ocorreu no 750º aniversário deste milagre.

"Este ano a 12ª peregrinação dos universitários se desenvolve em Orvieto, porque a Diocese está celebrando o 750º aniversário do Milagre Eucarístico de Bolsena. E porque, como Diocese de Roma, queremos propôr aos jovens universitários o redescobrimento da Eucaristia, em referência também ao tema cultural do novo humanismo e ajudar aos jovens a encontrar a centralidade da celebração eucarística para o próprio crescimento pessoal e também para o serviço que prestarão à sociedade e na Igreja após graduar-se", explicou à Rádio Vaticano Dom Lorenzo Leuzzi, delegado da Oficina de Pastoral Universitária da Diocese de Roma, durante o encontro em Orvieto.

Uma peregrinação acolhida com grande esperança pelos jovens universitários, e que mostrou para eles o significado da vida em comunhão, a vida da Igreja, como comentou um dos jovens peregrinos ao meio de comunicação vaticano: "Participar nesta peregrinação para mim quer dizer ser Igreja, ser comunhão com tantos jovens universitários que compartilham o caminho da Fé nas paróquias, na universidade, na capelania. Encontrar-nos aqui é o testemunho desta comunhão, da qual cada um se nutre com o Senhor, e portanto da comunhão com Cristo e logo da comunhão entre nós".

Em Orvieto, os universitários foram recebidos por Dom Benedetto Tuzia, Bispo da Diocese de Orvieto-Todi, que lhes animou a viver a Eucaristia na vida cotidiana: "É um estilo de vida que Jesus nos ensinou. Pode se dizer que foi fotografado e assinado naquele gesto de tomar o pão, aquele pão que é Ele mesmo: Ele é aquele pão compartilhado, vida compartilhada na qual se diz 'também vocês, façam aquilo que eu fiz: doem-se e façam de vossa vida uma vida compartilhada'. Para um jovem creio que é um forte programa de vida".

A peregrinação é parte das diferentes iniciativas que ocorrem no ano acadêmico 2014-2015 no qual a Oficina Diocesana para a Pastoral Universitária convidou aos jovens a ver na Eucaristia o centro de suas vidas. Entre as iniciativas o próximo ano também se desenvolverão outras peregrinações, entre elas a peregrinação ao Santuário Romano do Divino Amor.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.