Por Polyana Gonzaga Em Notícias

Missa em Aparecida abre Encontro Nacional de Adultos Responsáveis pela Juventude

A Santa Missa desta quinta-feira (20), no Santuário Nacional de Aparecida, abriu as atividades do Encontro Nacional dos Responsáveis Diocesanos pela Evangelização da Juventude e dos Assessores Adultos das Expressões Juvenis (PJs, Movimentos, Congregações e Novas Comunidades).

Semana Vocacional e Encontro Nacional de Adultos Responsáveis pela Juventude Thamara_Gomes

O evento, que é realizado no Auditório Noé Sotillo, no subsolo do Santuário Nacional de Aparecida, acontece até sábado (22).

A celebração foi presidida pelo bispo de Caxias do Maranhão (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Vilsom Basso, SCJ. Estiveram presentes bispos referenciais, sacerdotes, religiosos e leigos participantes do encontro. A missa também fez parte da 46ª Semana Vocacional.

O encontro tem como objetivo aprofundar os três eixos que norteiam o projeto de evangelização da juventude proposto pela CNBB: Missão, Assessoria e Estruturas de Acompanhamento.

O bispo referencia da juventude destacou que um dos grandes desafios da Igreja e da Pastoral Juvenil é desenvolver uma verdadeira cultura vocacional e animar a juventude para o engajamento em suas comunidades de origem.

 

“Uma Igreja sem jovens é uma Igreja sem presente e sem futuro”.

Dom Vilson destacou que para as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil a juventude merece uma atenção especial: “Uma Igreja sem jovens é uma Igreja sem presente e sem futuro”.

Durante do encontro será discutido também o projeto Rota 300, que se desenvolve a partir peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas dioceses brasileiras, no período de 2015 a 2017.

Foto de: Thamara Gomes/Secretariado Vocacional

Semana Vocacional e Encontro Nacional de Adultos Responsáveis pela Juventude Thamara_Gomes

Missa reuniu participantes do Encontro de Responsáveis pela
Evangelização da Juventude.

O bispo citou diversas iniciativas da Igreja para capacitar e fomentar o espírito missionário dos jovens como a Missão Jovem na Amazônia e o Projeto Espalhando Esperança, que estimula o voluntariado.

“Queremos estimular e ampliar o espírito e trabalho missionário da nossa juventude (...). Rezemos para que a Mãe Aparecida possa tocar o coração das pessoas para trabalhar pelos nossos jovens”.

Nos próximos dias o encontro continua com uma programação voltada para as ações da juventude no Brasil. Nesses dias será realizado também o lançamento do Hino da JMJ Cracóvia 2016, na versão em português.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.