Por Redação A12 Em Notícias

Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) abre comemorações do seu centenário

 

logo centenario mej

Logotipo da celebração lançado em maio. 

Em 2015, o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) comemora seu centenário no mundo. O Ano Jubilar do MEJ terá início no dia 22 de junho, com a festa de Corpus Christi, que recorda o Dia Mundial do MEJ, e encerrará com o grande Encontro Mundial em Roma, de 4 a 10 agosto de 2015. Para essa celebração o Movimento escolheu como lema a reflexão do evangelho de João 15,11: 'Que a minha alegria esteja com vocês'.

A coordenação mundial elaborou uma carta com orientações aos jovens 'mejistas' em vista desse grande evento. No documento, alguns pontos são sugeridos para a preparação espiritual, como passagens bíblicas para os encontros, a Oração Jubilar e um cronograma de ações efetivas em âmbitos local e internacional.

"O MEJ é viver na amizade com Jesus. Desde o início, Jesus escolheu amigos para acompanhá-Lo em sua vida diária e em sua missão de anunciar ao mundo o amor de seu Pai. Era uma missão linda que encheu Seu coração de alegria! Nos últimos cem anos, nós, como Cruzada Eucarística e, atualmente, como Movimento Eucarístico Jovem, somos convidados a partilhar Sua amizade e Sua alegria. Este é um grande privilégio, e nos sentimos felizes e agradecidos por celebrarmos essa data tão especial. Por cem anos, caminhamos com Jesus em muitos países e conhecemos muitas culturas, e várias gerações que passaram por nós puderam aprender Seu modo de viver e de amar!", destaca a carta. 

 

"Nos sentimos felizes e agradecidos por celebrarmos essa data tão especial. Por cem anos, caminhamos com Jesus em muitos países e conhecemos muitas culturas, e várias gerações que passaram por nós puderam aprender Seu modo de viver e de amar!".

Entre os documentos de estudo indicados aos jovens, a reflexão do lema com a passagem em que Jesus fala do amor e da amizade aos seus discípulos, no contexto da Última Ceia, em João 15,9-17 e a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco.

Na carta, a coordenação também anima os jovens a trabalharem para a arrecadação de fundos para as despesas de viagem. "Sabemos que para muitos o custo da viagem é bem alto e, infelizmente, não podemos oferecer fundos para as passagens. Portanto, recomendamos se organizar e trabalhar desde já para que possam participar desse encontro". O grupo está tentando ainda, marcar uma audiência privada com o Papa Francisco.

Os grupos poderão contribuir com a celebração jubilar, enviando uma composição musical sobre o centenário, que poderá ser compartilhada e cantata durante a semana em Roma. 

O Movimento

O Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) na forma atualmente existente foi fundado em 1962, mas sua origem remonta a 1844, data do nascimento do Apostolado da Oração (AO).

 

O MEJ está presente em mais de 37 países nos cinco continentes, ajudando crianças e jovens a “viver ao estilo de JESUS”.

Em 1865, o Pe Leonardo Cros, Diretor Espiritual do Colégio Tívoli em Bordéus (França), pensou em aproveitar o entusiasmo dos alunos que queriam ir à luta para defender a causa do Papa, ameaçada pelas tropas de Garibaldi, e formou um grupo chamado “Milícia do Papa”. As armas que o padre lhes propôs foram as do Apostolado da Oração, fundado em 1844 pelo Pe. Francisco Xavier Gautrelet: oração, estudo e o oferecimento de toda sua vida. Em cinco anos, a Milícia já contava com 100 mil seguidores. No início do século seguinte, o nome do movimento foi alterado para Cruzada Eucarística Internacional, mobilizando crianças a favor da eucaristia.

O novo nome foi uma inspiração nas famosas cruzadas realizadas na Europa entre os séculos XI e XIII. O Brasil passou a receber este movimento apenas a partir da Segunda Guerra Mundial, momento em que a Cruzada Eucarística se espalhou pelo mundo todo. Em 1960, o Papa João XXIII decidiu evitar a denominação cruzada. Foi a partir deste momento que nasceu o Movimento Eucarístico Jovem, como hoje é conhecido.

O MEJ está presente em mais de 37 países nos cinco continentes, ajudando crianças e jovens a “viver ao estilo de JESUS”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.