Por Jovens de Maria Em Notícias

Ônibus é transformado em confessionário ambulante na Inglaterra

Imagine você andando pela rua e, de repente, estaciona ao seu lado um ônibus. Nele, estão padres que atenderão confissões, ali dentro mesmo, ou seja, seria um confessionário ambulante. Achou a cena um tanto surreal? Mas é exatamente o que a diocese inglesa de Salford está fazendo pelas ruas de Manchester e arredores!

Foto: Simon Caldwell

onibus_da_misericordia_2

Ônibus da Misericórdia em Burnley, Inglaterra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O chamado “Ônibus da Misericórdia” é um ônibus de dois andares, alugado pela diocese, que acontece como uma ação diocesana para a Quaresma. O objetivo é alcançar pessoas que estão longe da Igreja, por meio de aconselhamentos, diálogos e o sacramento da Penitência.

O veículo sai pelas ruas todos os sábados e é estacionado sempre em lugares de grande movimento de pessoas. Enquanto os sacerdotes atendem aos fiéis, um grupo de voluntários aborda as pessoas, presenteando-as com medalhas religiosas abençoadas pelo Papa. Eles também oferecem informações sobre a Fé católica e a organização da Igreja, como localização das paróquias e horário das Missas.

Segundo Padre Frankie Mulgrew, um dos organizadores da iniciativa, em entrevista à Catholic Newa Service, o Ônibus da Misericórdia tem “superado as expectativas”. Nas primeiras duas semanas, mais de 400 pessoas visitaram o veículo.

Foto: Diocese de Salford

onibus_da_misericordia_1

Papa Francisco dá a bênção para o projeto Ônibus da Misericódia

"Estamos encontrando pessoas ali, onde elas estão, estamos estacionando junto às suas vidas", comentou o sacerdote. "Estamos tratando de reconectar as pessoas com a Fé e de dar um espaço de boas vindas para elas, de aceitação, um lugar onde vão encontrar a misericórdia de Deus de uma forma tangível".

O próprio Padre Mulgrew viveu um processo que poderia até ser o mesmo de alguns visitantes, já que sua conversão aconteceu ao experimentar a misericórdia de Deus em uma confissão sacramental. Depois da experiência, mudou sua profissão de comediante para servir a Deus como sacerdote. Segundo ele, alguns dos visitantes do Ônibus da Misericórdia se ausentaram da Igreja durante décadas.

Ano da Misericórdia

O ônibus foi desenvolvido como uma das iniciativas do Ano Santo da Misericórdia para o tempo da Quaresma e corresponde a um investimento de 330 dólares por dia, tratando-se de um veículo alugado. No entanto, o amplo êxito da iniciativa motivou a Diocese a avaliar a possibilidade de continuar oferecendo este serviço durante o resto do Ano Santo.

Que tal você propor alguma iniciativa assim na sua paróquia também? Converse com seu pároco, seu grupo de jovens e se coloque em missão!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.