Por Jovens de Maria Em Notícias

PJ lança cartilha sobre participação na 3ª Conferência Nacional da Juventude

A Pastoral da Juventude lançou uma cartilha especial sobre sua participação na 3ª Conferência Nacional da Juventude, evento convocado pelo Governo Federal que será realizado em dezembro de 2015. O documento está disponível para download.

cartilha_pj

A cartilha intitulada “Tamo junto para mudar o Brasil” traz uma breve linha histórica sobre as Políticas Públicas de Juventude no Brasil, o que é e o que propõe a Comissão Organizadora Nacional para a Conferência. Além disso, um ponto importante tradado pela Pastoral são as bandeiras que esta assumirá nas discussões do evento.

De acordo com o documento, a luta da PJ é essencialmente pela vida em abundância. Nesse sentido, levanta quatro bandeiras principais: o enfrentamento à violência e extermínio de jovens, contra a redução da maioridade penal, reforma política, regulamentação e democratização da mídia. A cartilha também fala de outros seis temas que a Pastoral defenderá durante o evento.

“Motivamos para que nossas lideranças assumam coletivamente os processos das etapas que acontecerão pelo Brasil, que ajudem a dinamizar e mobilizar as pessoas. (...) Por isso, é importante que essa cartilha chegue a todos os grupos de base e lideranças”, incentiva o texto da cartilha.

A Conferência da Juventude - Convocada pela presidenta Dilma Rousseff, no dia 28 de abril de 2015, a 3ª Conferência Nacional da Juventude (ConfJuv), com o tema “As várias formas de mudar o Brasil”, acontecerá entre os meses de maio e dezembro de 2015. Um dos objetivos é ampliar a participação das juventudes a partir das suas várias formas de expressão, além de debater e aprovar o Plano Nacional de Juventude para os próximos 10 anos.

A Conferência será composta por “etapas” que culminarão na etapa nacional. Primeiro acontecem as etapas livres e territoriais, depois começam as etapas das juventudes de povos e comunidades tradicionais, em seguida, as municipais e regionais, e por fim, as estaduais e do  Distrito Federal. Todas essas etapas de preparação devem ser realizadas até o mês de outubro.

A novidade desta terceira edição da ConfJuv é que todas as propostas nascidas nessas etapas anteriores poderão ser lançadas numa plataforma digital, coordenada pela Comissão Organizadora Nacional.

“É muito importante que, enquanto jovens protagonistas e enquanto militantes da Pastoral da Juventude, participemos desse processo da Conferência Nacional, somando nossas ações a tantas outras que acontecem pelo Brasil. Sabemos que muito temos a contribuir nessa discussão, e que o Projeto do Reino nos provoca a não nos ausentarmos do debate e da construção”, afirma a secretária nacional da PJ, Aline Ogliari.

Clique aqui para fazer o download da cartilha.

Fonte: Pastoral da Juventude

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.