Os jovens selecionados para a primeira Missão Jovem na Amazônia deram início ao processo de formação. As primeiras aulas do curso serão realizadas pelo site da Educação a Distância Século 21, de modo online. Assuntos como “Missão Amazônia: realidade, história e Igreja”, “Estudo cultural e geográfico sobre a realidade da Amazônia”, “O missionário: prática, oração e momentos de partilha” estão entre a abordagem do curso.
Organizada pelas Comissões Episcopais para a Juventude, Amazônia, Ação Missionária, Missão Continental e Pontifícias Obras Missionárias (POM), a primeira Missão Jovem na Amazônia levará jovens de todas as regiões do Brasil e diversas expressões eclesiais para participarem dessa experiência missionária, de 31 de novembro a 15 de dezembro de 2014, em comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia, nas dioceses de Borba, Parintins, Coari e Boa Vista.
As aulas do curso serão ministradas por especialistas da Igreja e missionários. Entre eles: Renato Souza, Guilherme Cavalli, Pe. Estevão Roschietti (CCM), Pe. Sávio Corinaldesi (POM), Dom Roque (Bispo de Roraima), Dom Erwin Krautle, entre outros.
Os jovens selecionados tem idade entre 18 e 35 anos; representam a diversidade das expressões distintas que se inscreveram, abarcando movimentos, pastorais da juventude, novas comunidades, congregações religiosas, organismos e outras dimensões eclesiais; são representantes de todos os Estados do Brasil, contemplando o máximo de Dioceses, visto que houve mais de 150 representadas nas mais de 3 mil inscrições.
A primeira Missão Jovem na Amazônia atende ao desejo da juventude de fazer uma missão, para manifestar o compromisso e o protagonismo dos jovens com o chamado de Jesus Cristo, especialmente na Amazônia, onde a Igreja tem um olhar especial e já desenvolve um trabalho sólido. Essa inspiração foi reforçada na JMJ Rio 2013, com o apelo do Papa Francisco: “Ide, sem medo, para servir. Seguindo estas três palavras, vocês experimentarão que quem evangeliza é evangelizado, quem transmite a alegria da fé, recebe mais alegria”.
O Papa também exortou na ocasião sobre a necessidade de maior incentivo à participação da evangelização na Amazônia. “Fazem falta formadores qualificados, especialmente formadores e professores de teologia, para consolidar os resultados alcançados no campo da formação de um clero autóctone, inclusive para se ter sacerdotes adaptados às condições locais e consolidar por assim dizer o rosto amazônico da Igreja. Nisto lhes peço, por favor, para serem corajosos, para serem destemidos”, destacou o Pontífice.
Este curso é direcionado apenas aos jovens que participarão da Missão na Amazônia, mas a Educação a Distância Século 21 oferece outros cursos, em diferentes áreas, gratuitos e pagos no site www.rs21.com.br/ead.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login