Você viu o gesto do Papa? Ele convocou bispos de todas as partes do mundo para falar de nós, jovens, e sobre o nosso futuro na Igreja. É um gesto de carinho de Francisco para conosco, buscando atender os anseios e os sonhos da nossa geração. Com o Sínodo, que acontece no próximo ano, ele quer reforçar que podemos deixar nossa marca na história.
:: O que é o Sínodo dos Jovens?
Para ajudar a entendermos melhor tudo isso, o referencial para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo de Caxias do Maranhão (MA), Dom Vilson Basso, nos dá uma ajudinha. Ele contextualiza que essa ação do Santo Padre não quer olhar apenas para aqueles que já estão na Igreja, mas, também, os que estão marginalizados, nas periferias da sociedade.
“São diferentes juventudes por região, por situação econômica e por gênero [que serão analisadas]. A Igreja quer tomar consciência sobre isso, refletir e rezar para que a juventude se sinta olhada com carinho. A Igreja estende a mão e diz levanta-te e anda”, frisa o bispo.
Para quem acompanhou o último Sínodo, que se debruçou sobre a família, percebeu que as discussões dos bispos resultaram no documento ‘Amoris Laetitia’. Dom Vilson explica que o mesmo deve acontecer com as reflexões sobre os jovens, com a concepção de um documento que dará voz e mostrará a situação do jovem na Igreja e sociedade.
E quem se torna ponto de partida para todas as reflexões que serão feitas a partir de agora é o discípulo João, modelo evangélico de juventude. Ainda jovem, deixou tudo para seguir a Jesus, se tornou o discípulo amado e amigo íntimo dele. Por isso, o Santo Padre o escolheu para que se torne referência a juventude de hoje.
Outro ponto que o referencial da juventude destaca é que o Papa se demonstra preocupado com a vocação dos jovens. Isso, não apenas no âmbito sacerdotal ou religioso, mas, também, na família, contextualizando que a alegria do amor deve estar em todos os espaços da vida, em todas as vocações.
Dom Vilson conclui afirmando que não só o jovem ganha com tudo isso, mas toda a Igreja. “A Igreja vai se sentir mais jovem e renovada. A juventude vai se sentir Igreja, reoxigenando toda a caminhada da própria Igreja, sendo o sal e a luz que a Igreja e a Sociedade tanto precisa”.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login