No mês em que a Igreja reza especialmente pelas vocações, sejam elas sacerdotais, religiosas ou leigas, a Pastoral Vocacional da Diocese de Uberlândia realizará neste domingo (31) no Colégio Teresa Valsé a Jornada Vocacional com o tema: ”Qual é o seu caminho?”
O encontro, cujo público-alvo é a juventude, terá muita música, animação, dinâmicas, partilhas e uma caminhada. O objetivo é encaminhar os jovens para o serviço da Igreja, mostrando que não existem só as vocações religiosas como orientação para a vida, mas também a vocação digna dos leigos (as).
O CCD (Centro de Comunicação Diocesano), em comunhão com a Pastoral Vocacional Diocesana, convida todos os jovens a valorizar sua vocação numa maior comunhão com Cristo, além de uma vida a serviço da Igreja.
Serviço
Jornada Vocacional Data: 31/08 Horário: Das 8h30 ás 17h30 Local: Colégio Teresa Valsé Endereço: Rua Curitiba, 890, Bairro Brasil
Informações e inscrições: Telefone:(34)3234 -6180 Email: pastoralvocacionaludia@gmail.com
Formação
Mas, o que é vocação?
A palavra “vocação” refere-se ao ato de chamar, de escolher. Logo, alguém que se sente vocacionado é alguém convocado a cumprir, em sua vida, um projeto para sua existência. Pelo Batismo, somos chamados a uma vida cristã como filhos e filhas de Deus.
Quando criança, pelo exemplo de nossos pais, iniciamos os primeiros passos na vida de fé e aprendemos as primeiras orações: o Pai Nosso, a Ave Maria e outras orações próprias do cristão.
Neste período, aprendemos sobre Jesus, Maria, o Evangelho e, pela catequese de primeira eucaristia, continuamos a aprender mais acerca da doutrina cristã. Quando jovens, no período da adolescência, sobretudo, começamos a nos indagar sobre nossa vida e seus caminhos possíveis. O que farei da minha vida? Que curso fazer? Eu me caso ou me torno padre/freira? Para que essas e outras questões sejam respondidas conscientemente é preciso aprofundá-las com maior seriedade.
Assim, o jovem vai descobrindo aos poucos sua vocação cristã e, com ajuda da família, das amizades sinceras, do convívio na comunidade cristã, sua vocação vai aflorando, vai se firmando. Um pouco mais maduros na caminhada cristã, homem e mulher podem optar por um envolvimento amoroso, chegando ao casamento ou escolher outros caminhos como a vida presbiteral, religiosa ou, ainda, a de leigo solteiro.
Por fim, pelo Batismo, somos chamados a uma vida cristã profundamente comprometida com a causa de Cristo e de sua Igreja. Deus nos chama, convoca-nos a viver uma vida engajada, sobretudo, na construção do seu Reino desde agora, no mundo.
Fonte: Congregação do Verbo Divino
Boleto
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login