Por Jovens de Maria Em Notícias Atualizada em 30 MAI 2019 - 14H37

Universitário holandês cria projeto de intercâmbio de gerações

A vida universitária é sempre corrida. Por isso, muitos estudantes procuram um local tranquilo para poderem estudar e, quando possível, descansar. Mas, não é sempre que as repúblicas e alojamentos oferecem um ambiente assim. Por isso, um aluno holandês buscou moradia em um lugar inusitado: uma casa de repouso para idosos.

jovens_e_idosos

Onno Selbach, estudante na cidade de Deventer, se incomodava com o barulho e condições precárias dos alojamentos universitários e entrou em contato com a Casa de Repouso Humanitas, propondo um intercâmbio entre jovens e idosos.

A interação coloca sob o mesmo teto 160 idosos e seis universitários, que participam de diversas atividades com os moradores. Preparam refeições, fazem compras, comemoram aniversários, assistem TV e fazem companhia quando alguém adoece. Também planejam atividades de acordo com os interesses de cada um, como, por exemplo, ensinam os idosos a navegar na internet e, até mesmo, a grafitar.

Para morar na casa, os estudantes não precisam pagar aluguel, desde que passem ao menos 30 horas por mês como “bons companheiros” dos idosos. Os jovens podem entrar e sair quando necessário, mas precisam tomar cuidado para não incomodar os vizinhos mais velhos.

E não é qualquer aluno que consegue a vaga para a moradia! É preciso passar por um criterioso processo de seleção, que leva em conta a origem do estudante e suas motivações para o trabalho no local.

A Humanitas aceitou a proposta de Selbach com o objetivo de reduzir a solidão dos mais velhos, mas é difícil dizer quem se beneficia mais com o projeto. Os moradores desfrutam – e muito – da presença dos jovens, mas os estudantes também aprendem. Essa conexão entre gerações cria interações sociais positivas e benéficas para todos os residentes da casa de repouso.

O projeto criativo da Humanitas já ultrapassou as fronteiras holandesas. Intercâmbios de gerações têm surgido na França, Reino Unido e Estados Unidos. Em alguns países, idosos independentes alugam quartos com desconto para estudantes.

Se você é universitário e também está tendo problemas com moradia, quem sabe essa não é a sua chance! Além de te ajudar a ter um ambiente mais tranquilo e com boa estrutura, você terá a oportunidade de responder ao chamado missionário que a Igreja do Brasil faz por meio da Campanha da Fraternidade 2015: “Eu vim para servir” (Mc 10,45).

Fonte: Revista Superinteressante

3 Comentários

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...