Por Jovens de Maria Em Notícias

VI Jornada da Juventude Asiática - Francisco visita a Coreia do Sul em Agosto

logo_corea

A VI Jornada da Juventude Asiática acontece entre os dias 14 e 18 de agosto e já tem confirmada uma presença muito especial. À convite da presidência e dos bispos, Papa Francisco visitará o país sul-coreano em missão para encontrar jovens asiáticos e suas famílias. 

A Jornada da Juventude asiática será realizada na diocese de Daejeon, no centro da Coreia do Sul. Dentre os principais momentos desta visita está a beatificação de 124 mártires e a Missa pela paz e reconciliação.

A Igreja sul-coreana é a primeira da Ásia a acolher o Santo Padre, que por meio da VI Jornada será a porta para a evangelização na Ásia. Há 25 anos um Papa não visita a península. Em momento inédito, foi feito um pedido para que a Coreia do Norte autorize a viagem de dez católicos para participarem da missa a ser celebrada por Francisco em Seul.

A arquidiocese de Seul informou que espera que a Coreia do Norte responda à solicitação no começo de agosto. O porta-voz da arquidiocese, padre Hur Young-yup, disse que havia cerca de 50 mil católicos na Coreia do Norte antes da Guerra das Coreias, que ocorreu entre 1950 e 1953.

Confira a programação da visita de Francisco à Coreia do Sul segundo a Agência Ecclesia:

papa francisco

A chegada à capital sul-coreana está prevista para o dia seguinte às 10h30 (hora local, menos oito em Lisboa) e ao meio-dia Francisco celebrará “uma missa privada na Nunciatura Apostólica”.

Para a tarde do dia 14 de agosto, às 15h45, está marcada uma “cerimônia de boas-vindas” ao Papa, nos jardins da “Blue House” em Seul, que será seguida de uma “visita de cortesia” à presidente sul-coreana, Park Geun-hye.

A partir das 16h30, Francisco vai encontrar-se com as autoridades políticas e sociais daquele país asiático, ocasião que será marcada por um discurso do Papa.

Ao fim da tarde, por volta das 17h30, será a vez de Francisco passar pela sede da Conferência Episcopal da Coreia do Sul, para uma visita aos bispos sul-coreanos.

No dia 15 de agosto acontece a celebração de uma Eucaristia, a partir das 08h45, no estádio de Daejeon, onde nasceu Santo André Kim Taegon, primeiro padre e santo coreano.

A Missa vai ter a participação de alguns familiares das vítimas do naufrágio do  Sewol, que aconteceu a 16 de abril, matando 302 pessoas, das quais 280 estudantes de um liceu, que participavam numa viagem escolar.

Ainda no estádio, Francisco vai recitar a oração do ângelus e depois vai dirigir-se para o Seminário Maior da região para “jantar com os jovens”.

Dali o Papa seguirá de helicóptero para o Santuário de Salmoe para um encontro alargado com jovens vindos de toda a Ásia.

No sábado, de volta a Seul, Francisco vai estar no Santuário dos Mártires de Seo So Mun para presidir a outro momento marcante da sua viagem: a missa de beatificação de Paulo Yun Ji-chung e dos seus 123 companheiros, mortos durante uma perseguição contra os cristãos em finais do século XVIII.

A cerimónia está prevista para as 10h00 – depois, às 16h30, o Papa argentino seguirá de novo de helicóptero para Centro de Recuperação de Deficientes, na “House of Hope” (Casa da Esperança) em Kkottongnae.

Ainda na cidade de Kkottongnae, às 18h30, o Papa vai estar com “líderes do apostolado laical”, no Centro de Espiritualidade, antes de regressar a Seul.

No domingo, dia 17 de agosto, o Papa Francisco vai visitar a cidade e o Santuário de Haemi, para um encontro com os bispos da Ásia.

Às 16h30, Francisco celebrará a missa final da sexta Jornada da Juventude Asiática no Castelo de Haemi.

O último dia do Papa na Coreia do Sul, segunda-feira, 18 de agosto, será marcado por uma eucaristia “pela Paz e pela Reconciliação” na Catedral de Myeong-dong, arredores de Seul.

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.