Por Jovens de Maria Em Papo JM

Doutor em Memória Social fala do protagonismo jovem nas eleições

 

 

papo jmEm entrevista ao Papo JM, o professor Mário José Dias, doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, fala sobre o protagonismo dos jovens durante as eleições – momento importante para se exercer a cidadania e usufruir de nossos direitos como cidadãos brasileiros.

Ele abre a entrevista destacando a importância do jovem acreditar em si, em seu potencial e poder de decisão. “É importante que os jovens não sejam indiferentes à política. Na verdade, o que nós precisamos é fazer com que essa discussão se torne um diálogo, onde o jovem tem papel importante e fundamental”, ressalta.

“Nós somos políticos, e nós conversamos todos os dias sobre política. Eu defendo a ideia de que a política é um processo de educação, de formação de cidadania. A gente esquece que o nosso primeiro representante está aqui no município. E qual tem sido nossa participação nos projetos do município? Começa por aí”, expressa Dias.

O professor afirma também que precisamos antes acompanhar os políticos que estão próximos, como prefeitos e vereadores. Provocá-los para que valorizem o amor à verdade e a relação entre pessoas. E, a partir daí, podemos pensar no macro, na política maior:

“O presidente está distante, mas o prefeito está próximo, o vereador está próximo. O deputado está distante, mas quando ele precisa do meu voto, está aqui, batendo em minha porta. Nós podemos interferir, sim, nas nossas escolhas, pensar bem no Deputado Estadual que a gente vai votar, no Senador, no Federal e no Presidente. Será que eu sei os nomes dos vereadores da minha cidade? Será que eu sei quais são os projetos que esse vereador faz pela minha cidade?”.

Para finalizar, o professor destaca que sua esperança é "que o jovem comece a participar da vida pública, na sua escola, na sua cidade”.

Confira a entrevista na íntegra no player acima.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Papo JM

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.