Fala ComPadre

Com que idade devo começar a namorar?

Escrito por Jovens de Maria

10 JUN 2022 - 09H18 (Atualizada em 13 JUN 2022 - 17H05)

Desta vez a pergunta para o "Fala Com Padre" é a seguinte: Com que idade devo começar a namorar?

Vamos resgatar o que é o namoro: é o tempo no qual duas pessoas que se unem pelo desejo de estarem juntas e partilharem novas experiências, sobretudo para se conhecerem melhor e assim no futuro decidirem assumir um compromisso mais estável e duradouro. Namoro é um relacionamento com objetivo certo.

Se você não tem interesse de conhecer mais alguém para decidir se no futuro quer assumir algo mais profundo, então não é namoro. Talvez seja amizade. Amizade é desejo de estar com alguém e partilhar momentos juntos. Não tem o objetivo do namoro, mas são bem próximas as duas definições, não é mesmo?!

Então, a pergunta com que idade devo namorar precisa partir desta definição.

Para casar com alguém é necessário maturidade, é necessário saber o que se quer na vida e ter seus sonhos e planos encaminhados. Se namoro é o tempo anterior ao casamento, ou seja, tempo para conhecer e decidir se quer casar com alguém, então uma forma de pensar sobre a idade é se perguntar se você está preparado para casar quando.

Uma pessoa pode querer um namoro longo. Ok. Tudo bem, então se vai casar com 25 anos e quer namorar 5 anos, que comece com 20. Mas se você tem 18 anos e nem pensa nisso, nem passa pela sua cabeça no momento focar seus planos em formar uma família no futuro. Por que namorar? Por que não se tornam amigos?

Mas não posso deixar de falar mais duas coisinhas:

Primeiro: Namoro saudável, bom, adequado é baseado em respeito. Você precisa respeitar-se e respeitar o tempo do outro. Isso significa que é importante ter clareza dos sonhos, dos planos de cada um. Não é bom atropelar o que o outro deseja e transformar o namoro em uma relação que ignore os planos de futuro. Se você não valoriza o que o outro está construindo para o futuro, isso é desrespeitoso.

E ainda, namoro como uma relação entre pessoas precisa valorizar o termo “pessoa”, ou seja, você precisa não ser dependente do outro ou dominar o outro. Namoro exige maturidade para cada um pensar e decidir com a proporia cabeça. Se você ainda é imaturo, indeciso com os rumos de sua vida, penso que não está pronto para um namoro saudável.

Pare e pense. Namoro é coisa séria. Exige maturidade. Você sabe bem o que deseja pro futuro? Está pronto para esse passo? Uma criança pequena de colo não pode andar de bicicleta. Um adolescente ou jovem mais novo pode não estar pronto para namorar.

Não se sinta forçado pela sociedade. Assuma com responsabilidade sua vida e com calma fará a coisa certa.

Participe do Projeto Jovens de Maria, clique aqui e faça seu cadastro! Faça parte da Família dos Devotos!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Fala ComPadre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.