Neste mês, celebramos Pentecostes, a festa do Espírito Santo, e no domingo seguinte, a festa da Santíssima Trindade. Hoje o Pe. Henrique Maciel, C.Ss.R., responde a uma pergunta que tem relação com isso. Como assim 3 em 1? Refere-se ao Dogma de Fé que professa Deus, Uno e Trino, sendo três Pessoas distintas, mas um único Deus.
A Santíssima Trindade é um mistério e assim podemos mais experimentar do que explicar e sobretudo ter fé, que completa a o que a razão não consegue alcançar. Vale lembrar de que se tanto queremos entender Deus e colocá-lo dentro das nossas palavras e da nossa cabeça, acabamos não tendo Deus, pois a própria definição d'Ele é ser tão grande que não cabe na nossa “cabeça”. "Um Deus compreendido não seria mais Deus".
Deus é Pai, é Filho e é Espírito Santo, Deus é família: é Pai e Filho, Ele é o Espírito que existe entre o Pai e o Filho. Deus é Pessoa. A Trindade não é uma composição de três indivíduos, mas de Três Pessoas e pessoa se dá na relação, ou seja, o Pai é pai porque tem filho, o Filho é filho porque tem Pai e os dois são pai e filho porque tem uma paternidade filiação garantida pelo Espírito que há entre os dois. É uma relação de amor: o Pai é o amante, o Filho é o amado e o Espírito Santo é o amor do Pai e do Filho".
Se as Três Pessoas são um único Deus, o que então as tornam diferentes uma das outras? De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (CIC), a diferença entre as Pessoas da Trindade está no relacionamento existente entre elas, ou seja, as Três Pessoas têm atributos próprios: o Pai é criador, o Filho salvador e o Espírito santificador. Mas os atributos são também inter-relacionados, por exemplo, o Espírito Santo pode se apropriar do atributo de criar e ou de ser o espírito santificador, e assim se interconectam.
Por fim deixo uma imagem que podemos aproximar para clarear um pouco essa pergunta. Imagine o vento. Pense em 3 ventiladores sobrando um de cada lado e você no meio. Você não vê o ar, mas sente, respira, experimenta. Sabe que vem de lados diferentes, que um pode ser mais forte do que outro, que um vento pode ser contínuo e outro que vem em jatos.
É assim... Nesse mês convido que você faça a experiência do amor em seu coração e assim saberá mais sobre Deus trindade. Ame. O restante acontecerá em sua vida.
Participe do Projeto Jovens de Maria, clique aqui e faça seu cadastro! Faça parte da Família dos Devotos!
Mãe Aparecida, enviai-nos como Família dos Devotos, peregrinos da esperança
Assim como peregrinamos até Aparecida, cada um de nós é chamado a ser uma presença viva da fé no mundo. Ser peregrino da esperança é acreditar que, mesmo nos momentos mais difíceis, podemos ser instrumentos de paz, amor e transformação.
Novo monumento em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe é inaugurado no Santuário Nacional!
Esse monumento é um presente da Família dos Devotos, que está sempre ajudando o Santuário a acolher mais devotos e a espalhar a mensagem de fé por todo canto.
Peregrinos com Maria, rumo ao Ano Jubilar da Esperança
A Novena da Padroeira deste ano, com o tema “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”, convida os jovens a refletirem sobre seu papel na Igreja e a se prepararem para o Ano Jubilar de 2025. Venha caminhar conosco rumo à renovação da fé e do compromisso cristão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login