Fala ComPadre

Como assim, 3 em 1? Entenda mais sobre o Espírito Santo e a Santíssima Trindade

Escrito por Jovens de Maria

02 JUN 2022 - 17H03 (Atualizada em 07 JUN 2022 - 08H37)

Neste mês, celebramos Pentecostes, a festa do Espírito Santo, e no domingo seguinte, a festa da Santíssima Trindade. Hoje o Pe. Henrique Maciel, C.Ss.R., responde a uma pergunta que tem relação com isso. Como assim 3 em 1? Refere-se ao Dogma de Fé que professa Deus, Uno e Trino, sendo três Pessoas distintas, mas um único Deus.

A Santíssima Trindade é um mistério e assim podemos mais experimentar do que explicar e sobretudo ter fé, que completa a o que a razão não consegue alcançar. Vale lembrar de que se tanto queremos entender Deus e colocá-lo dentro das nossas palavras e da nossa cabeça, acabamos não tendo Deus, pois a própria definição d'Ele é ser tão grande que não cabe na nossa “cabeça”. "Um Deus compreendido não seria mais Deus".

Deus é Pai, é Filho e é Espírito Santo, Deus é família: é Pai e Filho, Ele é o Espírito que existe entre o Pai e o Filho. Deus é Pessoa. A Trindade não é uma composição de três indivíduos, mas de Três Pessoas e pessoa se dá na relação, ou seja, o Pai é pai porque tem filho, o Filho é filho porque tem Pai e os dois são pai e filho porque tem uma paternidade filiação garantida pelo Espírito que há entre os dois. É uma relação de amor: o Pai é o amante, o Filho é o amado e o Espírito Santo é o amor do Pai e do Filho".

Se as Três Pessoas são um único Deus, o que então as tornam diferentes uma das outras? De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (CIC), a diferença entre as Pessoas da Trindade está no relacionamento existente entre elas, ou seja, as Três Pessoas têm atributos próprios: o Pai é criador, o Filho salvador e o Espírito santificador. Mas os atributos são também inter-relacionados, por exemplo, o Espírito Santo pode se apropriar do atributo de criar e ou de ser o espírito santificador, e assim se interconectam.

Por fim deixo uma imagem que podemos aproximar para clarear um pouco essa pergunta. Imagine o vento. Pense em 3 ventiladores sobrando um de cada lado e você no meio. Você não vê o ar, mas sente, respira, experimenta. Sabe que vem de lados diferentes, que um pode ser mais forte do que outro, que um vento pode ser contínuo e outro que vem em jatos.

É assim... Nesse mês convido que você faça a experiência do amor em seu coração e assim saberá mais sobre Deus trindade. Ame. O restante acontecerá em sua vida.

Participe do Projeto Jovens de Maria, clique aqui e faça seu cadastro! Faça parte da Família dos Devotos!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Fala ComPadre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.