Por Redação A12 Em Igreja

Comitiva de bispos do Nordeste visitará obras de integração do Rio São Francisco

Uma comitiva da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), formada por bispos, padres e pessoas ligadas às pastorais sociais, organizações da sociedade civil e representantes de universidades e do governo federal farão uma visita às obras do Eixo Norte do Projeto de Integração das Bacias do Rio São Francisco, de 29 de fevereiro a 3 de março. O grupo tem por objetivo acompanhar os empreendimentos hídricos desse projeto. 

bispos-do-regional-ne2-visitarao-obras-de-integracao-do-rio-sao-francisco

Dessa comitiva participarão o arcebispo de Natal dom Jaime Vieira Rocha, o bispo de Mossoró dom Mariano Manzana, o bispo de Caicó dom Antônio Carlos, o bispo de Floresta dom Gabriel Marchesi, o bispo de Pesqueira dom José Luiz, o bispo de Salgueiro dom Magnus Lopes, o bispo auxiliar de Recife dom Antônio Tourinho, e de Cajazeiras monsenhor Agripino Ferreira. O grupo será acompanhado por técnicos do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas, o DNOCS e dos Ministérios da Integração Nacional, Meio Ambiente e Reforma Agrária. 

 

A iniciativa quer marcar um momento de interlocução entre a Igreja do Nordeste, as instâncias do Estado brasileiro e a sociedade nordestina. 

A iniciativa quer marcar um momento de interlocução entre a Igreja do Nordeste, as instâncias do Estado brasileiro e a sociedade nordestina. A comitiva passará pelo Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Pernambuco. 

A caravana iniciará o roteiro de visitas, às 7h30 da próxima segunda-feira, 29, pela barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açú (RN), com uma Celebração da Palavra e acolhimento da Caravana, na parede do açude. De lá, o grupo vai conhecer as obras da Barragem Oiticica, em Jucurutu, onde conversará com as famílias atingidas pela construção, na capela da comunidade Barra de Santana. À tarde, do mesmo dia, se deslocarão para Cazajeiras. 

Na manhã da terça-feira, primeiro de março, a comitiva irá à Barragem  Engenheiro Avidos (conhecido como Boqueirão), no município de São José de Piranhas (PB), um dos reservatórios que receberá as águas do Velho Chico. Ainda, nessa manhã, conhecerão a Vila Produtiva Rural Cacaré. À tarde, seguirão para o estado do Ceará, onde farão uma visita ao Açude Jati e o Canal Eixo Norte, no município de Jati. Desse reservatório, construído para receber água do São Francisco, partirão os canais que levarão água para a Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Ainda, no Ceará, a caravana conhecerá algumas vilas produtivas.  

No dia 2, seguirão para Salgueiro (PE). Lá, irão ao escritório do Ministério da Integração, onde conversarão com representantes da pasta sobre o Projeto da Integração das Bacias. Nesse mesmo dia, conhecerão a Estação de Bombeamento da água do Velho Chico, em Salgueiro. No final da tarde, irão ao Rio São Francisco, onde acontecerá uma celebração.  

A viagem termina na manhã do dia 3, com uma missa na Catedral, na cidade de Salgueiro, e um momento de diálogo com representantes da sociedade civil, órgãos públicos, envolvidos com o Projeto de Integração das Bacias e representantes do assentamento Baixa Verde (de Jati-CE) e de uma comunidade Quilombola, de Salgueiro (PE). 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...