Código Personalizado



PERSONA – A12

CANAIS EM QUE ESTÁ PRESENTE: Site, Instagram, Facebook, YouTube, TikTok, Spotify, e-mail marketing

CONTEÚDOS QUE TRABALHA EM LINHAS GERAIS: Espiritualidade, motivacional, catequese, formação religiosa, dúvidas religiosas, como viver a fé e a religião no dia a dia, comportamento

VOZ/CARACTERÍSTICA: Acolhedora, tranquila, sábia, espirituosa, equilibrada, gentil, dinâmica e professoral

TOM DE VOZ: Direto, honesto e pertinente (não fala por falar, é relevante em seus posicionamentos)

LINGUAGEM: Clara, objetiva, informal e simples

PROPÓSITO: Orientar, entreter, informar, dialogar e inspirar

ABORDAGEM DE CONTEÚDO:

• Como cumprimenta? Olá, bom dia, uma ótima tarde, tenha uma boa noite

• Como se despede? Tenha um bom descanso, até mais, te vejo amanhã, fica com Deus

• Fala no plural, mas se refere ao público no singular

• Quais termos usa? Bom final de semana, bom feriado, se Deus quiser, Deus te abençoe, fique com Deus e Nossa Senhora, que Nossa Senhora te abençoe, olha só, dá uma olhada, vem ver, curtiu? Que tal mandar para alguém?, aproveita esse post e mande para alguém, aproveite esse momento para..., tudo certo?, como estão as coisas, fique tranquilo(a), Deus no comando, preste atenção, isso faz sentido para você?, o que você acha?, você já.

• Quais termos não usa? Termos religiosos muito formais ou solenes. Ex.: A paz, irmãos e irmãs, paz e bem; Palavras de baixo calão; Muito informais. Ex.: Cara, galera.





Idade:
 20 anos  Genêro: Feminino  Educação: Ensino superior

Empresa: Não trabalha de carteira assinada, mas faz trabalhos voluntários e esporádicos







Bruna

Mídias: Twitter (bastante ativa. Gosta de acompanhar as tendências); Instagram (bastante ativa. Busca formas de empreender); TikTok (bastante ativa. Busca entretenimento); WhatsApp; LinkedIn (esporádico. Tem noção que precisa buscar colocação no mercado, mas ainda não é ativa); Facebook (raramente usa. Apenas família e grupos específicos). Heavy user de apps e internet em geral.

Objetivos: Buscar um objetivo; Encontrar a felicidade; Ter uma rede de apoio; Se sentir parte de algo.

Desafios: Dificuldade de definir o objetivo; Lidar com as expectativas dos pais; Lidar com o próprio corpo (padrões estéticos); Lidar com a sexualidade; Descobrir a própria personalidade (lugar no mundo); Lidar com traumas pessoais ou de vivências de amigas (separação dos pais, gravidez muito cedo, abusos etc); Dialogar com os pais ou responsáveis; Problemas de confiar nas pessoas.

Como minha empresa pode ajudá-la: Conteúdos de relacionamento humano, que levem a se conectar verdadeiramente com outras pessoas; assuntos que se aplicam à realidade; que trazem leveza (falar de assuntos mais sérios de forma divertida); que mostrem os aspectos humanos de Maria (Bruna ainda não é devota, ela tem questionamentos sobre isso); que destaquem Maria/Nossa Senhora Aparecida como conforto, acolhida, cuidado, maternidade; como rezar, viver a espiritualidade e criar uma conexão com Deus e NS sem as formas tradicionais (Ex.: rezar o Terço); sobre vulnerabilidade, demonstrar afeto/sentimentos/amor. Referências: Pe. Júlio Lancellotti, Pe. Pedro Cunha, Pe. Carlinhos, espiritualidade franciscana.

Preferências de conteúdo (redes sociais):

• Nos stories, pílulas diárias (que reflitam como a pessoa está naquele dia, humor, mensagens positivas, de estilo de vida e que destaquem a felicidade em momentos simples da vida). Porém, mais voltadas para referências de Pinterest e edits (edições curtas com músicas e imagens conceituais);

• Trabalhar storytelling (baseado em thread – fio do Twitter);

• Vídeos e stories com legenda;

• Reels (curiosidades, dúvidas religiosas, mensagens acolhedoras, em linguagem prática);

• Formato de carrossel;

• Para conteúdos mais densos, trabalhar podcasts, vídeos (que possam ser consumidos enquanto ela faz outras atividades);

• Linguagem mais próxima, direta, sem termos solenes;

• Trabalhar hashtags específicas (pensando que há as seguidoras de hashtag).

Hábitos de consumo: Ao longo dia, Bruna consome muito o TikTok, alternando com as suas atividades e também está no Twitter. Responde algumas pessoas no WhatsApp, mas demora a responder. Conversa muito pelo direct do Instagram e procura referências e inspirações. Pensando num período pós-pandemia, enquanto ela se desloca entre os trabalhos esporádicos e a faculdade, consome publicações mais conteudistas (final da tarde/noite). À noite, volta para o TikTok enquanto come e faz outras atividades. Depois, mais tarde da noite, enquanto estuda e faz seus trabalhos de faculdade, acessa o YouTube/Spotify. Dorme rolando o “explorar” do TikTok.





Idade:
 30 anos  Genêro: Masculino  Educação: Ensino técnico

Empresa: Trabalha no Comércio 







Paulo

Mídias: Instagram para divulgar seus serviços e produtos, Facebook para se conectar com a família e publicar em grupos da cidade as promoções de seu comércio - troca troca, usa Whatsapp para falar com amigos e família e mandar promoções da loja no privado e por lista de transmissão, e YouTube para ver vídeos de como fazer e curiosidades. Tem costume de consumir os principais portais de notícia para se informar.

Objetivos: Prosperar seu negócio, porque é sua única e principal fonte de renda; Se preocupa com sua esposa e filha, de ver a família feliz e bem, suprir as necessidades expectativas de ambas; Passar tempo de qualidade com a família; Se encontrar mais com seus amigos; Ter seu tempo sozinho com hobbies, como aprender a cozinhar (mas nunca cozinhar, de fato); Sonho da casa própria.

Desafios: Paulo precisou se adequar aos desafios financeiros devido a constituir uma família desde muito cedo. Está construindo sua vida de acordo com os acontecimentos; economizar dinheiro e planejar a aquisição da sua casa própria; equilibrar os gastos e ganhos - Paulo teve que se reinventar durante a pandemia e entender como seus clientes consomem e como se comunicar melhor. Também, buscou curso on-line e profissionalizante para se adequar aos novos desafios.

Como minha empresa pode ajudá-lo: Com conteúdos de disciplina; como espiritualidade pode guiar em suas indecisões e aflições; orações; dúvidas religiosas; conteúdos catequéticos para confortar; tendências e comportamentos dos jovens a partir da perspectiva dos pais (ex.: "Filmes que estão sendo mais buscados pelos adolescentes"); como se comunicar; como criar vínculos e estreitar relações; lista de perguntas para se conectar com seu filho; conteúdos sobre a experiência e fases da paternidade; dicas de eventos e atividades para pai e filho; conteúdos mais leves, divertidos, atuais; informações pastorais e de serviço; sobre vida em oração, que façam com que o internauta participe do momento, se sinta no local (ex.: Reze no Santuário) e crie hábitos (estar presente no cotidiano).

Preferências de conteúdo (site):

• Textos mais dinâmicos, com intertítulos, hiperlinks/leia mais (no meio do texto, não em sidebar), que tragam experiências/testemunhos/vivências, que ofereçam algo além da “resposta” (contexto), enriquecidos com outras mídias (vídeo, áudio, foto com legenda etc), fotos com contexto, títulos mais “explicativos”, que já tragam uma mensagem ao leitor;

Seguir a lógica: título (em tamanho grande) > Lead secundário > Texto/vídeo/áudio (dependendo do objetivo da postagem);

• Trabalhar storytelling;

• Mais recursos para destacar partes do texto (ex.: olho).

Preferências de conteúdo (redes sociais):

• Nos stories, pílulas diárias (que reflitam como a pessoa está naquele dia, humor), para que possam ser compartilhados;

• Trabalhar storytelling;

• Trazer layout que ainda não são possíveis no site (ex.: olho);

• Nos posts de feed, legendas mais contextualizadas, que tragam informação complementar (curiosidade, história, catequese, histórias de transformação);

• Fotos com legendas chamativas;

• Vídeos e stories com legenda;

• Formato de carrossel;

• Para conteúdos mais densos, trabalhar podcasts, vídeos (que possam ser consumidos enquanto ela faz outras atividades);

• Trabalhar transmídia (criar um “caminho”, que ofereça outras possibilidades de consumo) Ex.: Live > Divulgação de livro > Oferecer e-book/curso;

• Linguagem mais próxima, direta, sem termos solenes;

• Trabalhar hashtags específicas (pensando que há as seguidores de hashtag). Também reforçar a institucional: #A12 e criar específicas por editoria. Ex.: #A12noticias #A12oraçao.

Hábitos de consumo: Ao longo do dia, Paulo consome mais conteúdos que ficam de plano de fundo (podcast, vídeo). No horário de almoço, passa pelos stories rapidamente (não aprofunda no conteúdo). No final do dia, por volta das 20h, se concentra em consumir de modo mais tranquilo (relaxa, busca conforto, se informa etc).





Idade:
 40 anos  Genêro: Feminino  Educação: Ensino técnico

Empresa: Prefeitura







Cláudia

Mídias: Televisão para entretenimento (assiste novelas e reality show), mas também para informação (Jornal Nacional e TJ Aparecida); Ouve jornais da região no rádio; Usa WhatsApp e Facebook para informação e entretenimento; Lê revistas nichadas: empreendedorismo, fofocas etc.

Objetivos: Ver os filhos realizados; Aproveitar mais tempo com o marido; Curtir um tempo com a família; Planejar a aposentadoria (fazer outras atividades, estudar etc); Preservar a união da família; Buscar um "refúgio" (lugar calmo e para descansar); Cuidar de si mesma (se colocar em primeiro lugar: viajar, praticar hobbies, tentar coisas novas).

Desafios: Fazer os filhos frequentarem a Igreja; Cuidar do pai/mãe doentes (e tem certas dificuldades para lidar com essa realidade); Buscar soluções para apaziguar os problemas da família; Rotina no casamento, pois viveu para os filhos.

Como minha empresa pode ajudá-la: Oferecendo conteúdos sobre relação familiar, autoconhecimento, comportamento (psicologia); vivências e testemunhos de outras pessoas (histórias de transformação); que mostrem que a Igreja pode ser "moderna" (que a ajude a trazer os filhos para a Igreja); Notícias/transmissões de festivais e eventos católicos para aproveitar com os filhos; que tenham uma pessoa de referência (Papa, a figura do padre, homilias, mensagens, vida dos santos). Trabalhar conteúdos da TV Aparecida: receitas (pois Cláudia tem caderno de receitas), artesanatos, organização da casa, cuidado com plantas. Conteúdos de Pinterest e YouTube (como fazer, passo a passo, testar novas receitas e aprender coisas novas); publiposts sobre produtos oficiais do Santuário Nacional (pois Cláudia aprendeu a comprar on-line agora e somente tem confiança para consumir de marcas oficiais); exemplos práticos de como a Bíblia pode ajudá-la no cotidiano; desmistificando o que as passagens da Bíblia dizem.

Preferências de conteúdo (site):

• Textos mais dinâmicos, com intertítulos, hiperlinks/leia mais (no meio do texto, não em sidebar), que tragam experiências/testemunhos/vivências, que ofereçam algo além da “resposta” (contexto), enriquecidos com outras mídias (vídeo, áudio, foto com legenda etc), fotos com contexto, títulos mais “explicativos”, que já tragam uma mensagem ao leitor;

Seguir a lógica: título (em tamanho grande) > Lead secundário > Texto/vídeo/áudio (dependendo do objetivo da postagem);

• Trabalhar storytelling;

• Mais recursos para destacar partes do texto (ex.: olho).

Preferências de conteúdo (redes sociais):

• Nos stories, pílulas diárias (que reflitam como a pessoa está naquele dia, humor), para que possam ser compartilhados;

• Trabalhar storytelling;

• Trazer layout que ainda não são possíveis no site (ex.: olho);

• Nos posts de feed, legendas mais contextualizadas, que tragam informação complementar (curiosidade, história, catequese, histórias de transformação);

• Fotos com legendas chamativas;

• Vídeos e stories com legenda;

• Formato de carrossel;

• Para conteúdos mais densos, trabalhar podcasts, vídeos (que possam ser consumidos enquanto ela faz outras atividades);

• Trabalhar transmídia (criar um “caminho” que ofereça outras possibilidades de consumo) Ex.: Live > Divulgação de livro > Oferecer e-book/curso;

• Linguagem mais próxima, direta, sem termos solenes;

• Trabalhar hashtags específicas (pensando que há as seguidoras de hashtag). Também reforçar a institucional: #A12 e criar específicas por editoria. Ex.: #A12noticias #A12oraçao.

Hábitos de consumo: Pela manhã, Cláudia não consome muito conteúdo. Apenas olha no celular para checar se há mensagens importantes (dos familares). Momento das mensagens de “bom dia” e reflexões do dia. Ao longo do dia, acessa o YouTube para consumir conteúdo enquanto trabalha ou realiza trabalhos domésticos. No horário de almoço, passa pelos stories do Instagram, mas prefere o feed, e dá uma olhada no Facebook. Durante a noite, por volta das 20h, consome conteúdos com mais atenção.

Referências: O Catequista, Agência Ecclesia de Portugal, Aleteia (na maneira de trazer o conteúdo parta a realidade dos internautas).





Idade:
 30 anos  Genêro: Feminino  Educação: Ensino superior

Empresa: Empresa de pequeno/médio porte, que presta serviço de recursos humanos e gestão de pessoas (trabalhos relacionados a treinamentos, folha de pagamento, contas a pagar/receber, controle de caixa etc.







Jéssica

Mídias: Lê notícias em portais como G1 e UOL, acessa ativamente o Facebook para compartilhar e interagir, o Instagram, também ativamente, para relaxar, se inspirar, saber de assuntos mais leves e de entretenimento. Também se comunica muito pelo WhatsApp.

Objetivos: Ser bem sucedida profissionalmente; Constituir uma família; Manter uma vida estável financeiramente, pessoalmente, emocionalmente; Conquistar a independência financeira; Manter uma vida saudável; Fazer viagens esporádicas; Buscar uma conexão espiritual, com o divino, para se sentir aceita e acolhida; Trabalhar as inseguranças.

Desafios: Pagar os boletos; Ajustar a vida financeira; Questões negativas com a autoestima; Questões com insegurança; Manter vínculos mais profundos com a família; Crise dos 30 (questões constantes em relação aos objetivos de vida).

Como minha empresa pode ajudá-la: Conteúdos sobre comportamento (ex.: como melhorar meu dia); relações humanas (dúvidas sobre relacionamento, como: "estou com a pessoa certa?"); espiritualidade; relacionados a ansiedade e insegurança; orações para os momentos de angústia. Conteúdos que tenham relação com a visita ao Santuário Nacional; curiosidades sobre Santuário Nacional; testemunhos emocionantes, transformadores, milagrosos; mostrando como assuntos religiosos/bíblicos podem ajudar em aspectos da vida (ex.: santos que ensinam sobre organização).

Preferências de conteúdo (site):

• Textos mais dinâmicos, com intertítulos, hiperlinks/leia mais (no meio do texto, não em sidebar), que tragam experiências/testemunhos/vivências, que ofereçam algo além da “resposta” (contexto), enriquecidos com outras mídias (vídeo, áudio, foto com legenda etc), fotos com contexto, títulos mais “explicativos”, que já tragam uma mensagem ao leitor;

Seguir a lógica: título (em tamanho grande) > Lead secundário > Texto/vídeo/áudio (dependendo do objetivo da postagem);

• Trabalhar storytelling;

• Mais recursos para destacar partes do texto (ex.: olho).

Preferências de conteúdo (redes sociais):

• Nos stories, pílulas diárias (que reflitam como a pessoa está naquele dia, humor, motivacionais, passagens bíblicas), para que possam ser compartilhados;

• Trabalhar storytelling;

• Trazer layout que ainda não são possíveis no site (ex.: olho);

• Vídeos e stories com legenda;

• Reels (curiosidades, dúvidas religiosas, reflexão etc em linguagem prática – que desmistifica);

• Formato de carrossel;

• Para conteúdos mais densos, trabalhar podcasts, vídeos (que possam ser consumidos enquanto ela faz outras atividades);

• Trabalhar transmídia (criar um “caminho”, que ofereça outras possibilidades de consumo) Ex.: Live > Divulgação de livro > Oferecer e-book/curso;

• Linguagem mais próxima, direta, sem termos solenes;

• Trabalhar hashtags específicas (pensando que há as seguidoras de hashtag). Também reforçar a institucional: #A12 e criar específicas por editoria. Ex.: #A12noticias #A12oraçao.

Hábitos de consumo: Pela manhã, Jéssica consome conteúdo motivacional e de espiritualidade. Ao longo do dia, dá pinceladas pelo Instagram, lê e responde algumas mensagens no WhatsApp e consome podcasts enquanto trabalha. No horário do almoço, Jéssica posta stories mostrando um aspecto do seu dia com alguma frase engraçadinha ou motivacional (ex.: almoço com as amigas, o planner etc), e também dá uma olhada nos stories e feed do Instagram. À noite, consome conteúdos mais longos, como vídeos ou outros formatos que “guardou para ver depois” (esse é um bom momento para recordar de conteúdos já postados de manhã ou à tarde. Postar mais uma vez ou soltar algum story que peça interação com o que já foi publicado). Também, gosta de se organizar para o dia seguinte (conteúdos úteis para esse momento: como começar melhor sua manhã, como fazer sua quarta-feira mais feliz, playlists ou podcasts para ouvir enquanto se organiza e faz outras atividades).

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Home (Principal)

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.